Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono
Mounjaro é aprovado pela Anvisa como primeiro medicamento para apneia do sono em adultos obesos.

De acordo com informações científicas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Mounjaro, medicamento para diabetes tipo 2 e obesidade, como tratamento da apneia obstrutiva do sono em adultos obesos. A decisão marca, dessa forma, a primeira aprovação de uma terapia medicamentosa para essa condição, que é grave e frequentemente causada pelo excesso de peso.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO que é a apneia do sono
A apneia do sono ocorre quando a respiração é interrompida por alguns segundos durante o sono. Os sintomas, assim, incluem ronco alto, fadiga, sono não reparador e dificuldade de concentração. Conforme a Academia Americana de Medicina do Sono, o sobrepeso é um dos principais fatores de risco e está ligado, principalmente, a doenças como hipertensão, AVC e diabetes.
Leia também – Mounjaro e Wegovy em pílulas: veja como funcionam
Eficácia comprovada em estudos
O estudo clínico SURMOUNT-OSA, realizado com 469 participantes em vários países, mostrou que o Mounjaro reduziu até cinco vezes mais as interrupções respiratórias do que o placebo. Além disso, os pacientes perderam em média 20% do peso corporal.
Um marco para o tratamento
Para Luiz André Magno, diretor médico da Lilly, a aprovação representa um avanço histórico. Ele destaca que o medicamento atua na causa da apneia, reduzindo o peso e melhorando o fluxo respiratório, o que pode transformar a qualidade de vida dos pacientes.
O que é o Mounjaro
O Mounjaro contém tirzepatida, substância que estimula a produção de insulina e regula o metabolismo. Ele já era aprovado no Brasil para diabetes tipo 2 e obesidade e agora amplia seu uso clínico. A nova indicação reforça seu papel nas terapias integradas e sustentáveis para controle do peso e melhoria da saúde respiratória.
Com informações do portal CNN.