Saúde e Bem-estar

Anvisa suspende produtos por irregularidades - saiba mais

A Anvisa suspendeu alimentos infantis, um lote de molho de pimenta e um creme corporal após identificar irregularidades graves em sua produção e rotulagem.

Beatriz Fraga Beatriz Fraga

A foto mostra Anvisa
FOTO: Divulgação l Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de produtos alimentícios e cosméticos que estavam sendo comercializados de forma irregular no Brasil. A publicação da decisão no Diário Oficial da União foi na última quinta-feira (28). A medida, desse modo, envolve alimentos voltados para a primeira infância, um lote de molho de pimenta e um creme corporal, todos proibidos de fabricação, venda e uso em todo o território nacional.

De acordo com informações, no caso dos alimentos, a determinação atinge os produtos “PF da Nina”, fabricados pela empresa PF da Nina Nutrição Infantil Ltda.. A inspeção da Prefeitura de São Paulo identificou que a companhia produzia alimentos infantis sem licença sanitária e sem cumprir as Boas Práticas de Fabricação. Como se tratam de produtos para lactentes e crianças de primeira infância, a irregularidade levou, assim, à proibição completa de distribuição, importação, propaganda e uso.

Leia também – Anvisa passa a reter receitas de Ozempic, Wegovy e Mounjaro

Molho de pimenta reprovado em análise

A Anvisa também suspendeu o lote 4512823 do Molho de Pimenta Extra Forte Ubon, produzido pela Magalhães e Ferraz Ltda. (Temperos Cali). A reprovação do item aconteceu em testes realizados pelo Lacen-DF, que identificaram dióxido de enxofre em quantidade não declarada no rótulo. Essa substância, quando omitida, pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis, o que motivou o recolhimento imediato.

Cosmético com alegações farmacológicas

Outro produto alvo da suspensão foi o Creme Corporal Multifuncional Adeus, da empresa JSA Indústria de Cosméticos Ltda.. Apesar de registrado como cosmético, o item apresentava alegações de cura e tratamento, características exclusivas de medicamentos. Por esse motivo, sua fabricação, distribuição, propaganda e uso foram proibidos pela Anvisa.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui