Brasil intensifica combate à dengue, zika e chikungunya

Conforme divulgação, o Ministério da Saúde lançou a nova campanha nacional Não dê chance para dengue, zika e chikungunya, com o objetivo de mobilizar todo o país no combate ao mosquito Aedes aegypti. Com investimento superior a R$ 183,5 milhões, o governo aposta em estratégias integradas, incluindo o uso do método Wolbachia — uma técnica inovadora que impede o desenvolvimento dos vírus dentro do mosquito. A ação também contará com mutirões de conscientização e o Dia D de Prevenção, marcado para 8 de novembro.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDe acordo com o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), 30% dos municípios brasileiros estão em alerta para dengue, zika e chikungunya. Os estados mais afetados são Mato Grosso do Sul, Ceará e Tocantins. Mesmo com uma redução de 75% nos casos em relação a 2024, o Brasil já registrou 1,6 milhão de casos prováveis de dengue neste ano, com destaque, principalmente, para São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Leia também – Eliminar a dengue começa em casa: saiba como
Estratégias inovadoras e foco na vacinação
O método Wolbachia — já produzido na maior biofábrica do mundo, inaugurada em Curitiba — introduz uma bactéria natural nos mosquitos, reduzindo drasticamente a transmissão das doenças. Paralelamente, o Ministério da Saúde mantém a vacinação prioritária para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 2.752 municípios de maior risco.
Prevenção começa em casa
Dessa forma, entre as ações recomendadas estão:
- Usar telas e repelentes em áreas de risco;
- Eliminar recipientes com água parada;
- Vedar caixas d’água e reservatórios;
- Limpar calhas e ralos com frequência;
- Apoiar as ações do SUS de prevenção e combate.
Um chamado à responsabilidade coletiva
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que as mudanças climáticas favorecem a expansão do mosquito para novas regiões. Por isso, cada atitude preventiva conta. Manter o ambiente limpo e participar das campanhas locais é essencial para conter o avanço das arboviroses. Juntos, governo e população podem reduzir infecções e salvar vidas.
Com base em informações do portal Globo.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726