Saúde e Bem-estar

Cachoeiro recebe cerca de 6 mil testes rápidos para dengue

Cachoeiro recebeu 5.699 testes rápidos de dengue, que serão aplicados sob supervisão médica.

A imagem apresenta teste rápido de dengue
FOTO: Freepik

Cachoeiro de Itapemirim recebeu quase 6 mil testes rápidos para diagnosticar a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde distribuirá os kits para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Marbrasa e o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG). Nessas unidades, os médicos aplicarão os testes conforme protocolos estabelecidos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Para garantir um diagnóstico preciso, o profissional de saúde realizará a testagem somente após analisar exames prévios, avaliar os sintomas e considerar o histórico clínico do paciente. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Renata Fiório, essa medida assegura mais eficácia na identificação da doença e no direcionamento do tratamento adequado.

Situação atual em Cachoeiro: dados de notificação e diagnóstico de dengue

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, Cachoeiro apresenta os seguintes dados relacionadas à dengue:

  • Notificações: 2.099 casos registrados;
  • Casos confirmados: 292 diagnósticos positivos para dengue;
  • Casos descartados: 846 pacientes com diagnóstico negativo;
  • Aguardando resultado: 961 pacientes estão aguardando os resultados, que podem levar até 60 dias para serem liberados.

Próximos passos

A distribuição dos testes rápidos de dengue continuará de forma contínua. Os profissionais de saúde, em Cachoeiro, estão comprometidos em realizar o diagnóstico e acompanhar, adequadamente, todos os pacientes. A prefeitura orienta a população a procurar atendimento médico assim que surgirem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.

Além disso, o município usa o carro-fumacê e a delimitação de locais com altos índices da doença.

Com as ações em andamento, a cidade busca controlar a disseminação da doença e proteger a saúde da população.

Leia também: ES: os índices de arboviroses preocupam sul capixaba