Saúde e Bem-estar

ES: semana reforça prevenção contra animais peçonhentos; saiba tudo

Campanha estadual reforça prevenção contra acidentes com escorpiões, serpentes e aranhas, com ações educativas em todo o Espírito Santo.

Beatriz Fraga Beatriz Fraga

A foto mostra cartaz da SESA-ES sobre semana contra animais peçonhentos
FOTO: Divulgação l SESA-ES

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) inicia na próxima segunda-feira (15) a Semana Estadual de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos. O evento se estende até 20 de setembro com o tema “A informação protege, a prevenção salva”. A iniciativa inclui palestras, oficinas, exposições e mutirões educativos em diversos municípios.

Além de orientar a população, a campanha prepara profissionais de saúde para o atendimento ágil em casos de picadas e acidentes. A data também celebra o Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos, instituído pela Organização Mundial da Ssaúde (OMS) para reconhecer o impacto das serpentes como problema de saúde pública.

Leia também – Picada de escorpião em crianças: como identificar rápido e evitar riscos graves

Dados preocupam e reforçam alerta

De acordo com o o Ciatox-ES, de janeiro a agosto de 2025, foram registrados 5.665 acidentes com animais peçonhentos no estado. A maioria ocorreu com escorpiões (3.945), seguida por serpentes (479) e aranhas (346). O número representa, desse modo preocupante, aumento de quase 18% em relação ao mesmo período de 2024, com destaque para os acidentes escorpiônicos, que cresceram 28,7%.

Conforme especialistas a prevenção passa por hábitos simples, como manter quintais limpos, evitar acúmulo de entulhos e usar calçados fechados em áreas de risco. Em caso de acidente, a vítima deve buscar imediatamente uma unidade de saúde, onde há disponibilidade de soro antiveneno.

Compromisso global até 2030

O Brasil assumiu com a OMS a meta de reduzir em 50% as mortes e sequelas permanentes por acidentes ofídicos até 2030. No Espírito Santo, o Programa Estadual de Vigilância e Controle articula, principalmente, com municípios e setores interligados, como educação e meio ambiente, para ampliar o impacto das ações.

Clique aqui para conferir a programação completa

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui