PROINTEC – Saúde In Foco destaca Guaçuí como polo de inovação em saúde
O PROINTEC – Saúde In Foco transformou Guaçuí em palco de debates sobre saúde, inovação e tecnologia. O evento destacou o potencial médico da região do Caparaó.

Guaçuí, no Caparaó capixaba, promoveu nos dias 3 e 4 de abril o PROINTEC – Saúde In Foco, evento que reforçou, principalmente, sua vocação regional para os cuidados com a saúde. Pelo seminário, passaram cerca de 3 mil pessoas, nos dois dias, entre autoridades, especialistas, pesquisadores, estudantes e público em geral, com entrada gratuita e inscrições abertas para todos os interessados.
Tecnologia, conhecimento e valorização da saúde
Durante os dois dias de evento, estiveram presentes autoridades municipais, como o prefeito de Guaçuí, senhor Vagner Rodrigues; o secretário municipal de Saúde, doutor Edielson Rodrigues, e o senhor Bruno Lamas, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), entre outras. Também participaram especialistas como Pablo Lira, diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Gilson Santos, musicoterapeuta; Flávia da Veiga, CEO da BeHappier; doutora Hellen Valentim; além de diversos outros profissionais. Todos compartilharam experiências e soluções voltadas à tríade inovação, tecnologia e saúde. As palestras abordaram temas como:
- Música no processo de cura
- Ciência da Felicidade
- Pandemia de Covid-19 – aprendizados e legados
- Reabilitação cardíaca
- Gamificação: jogo Caça Dengue
- Aplicativo Gota de Vida
Essas falas e demais apresentações aproximaram a ciência da realidade local e ampliaram o acesso à informação.
Região do Caparaó, com o PROINTEC, ganha visibilidade nacional
O evento também impulsionou a visibilidade do Caparaó capixaba como polo de saúde. De acordo com Elias Carvalho, diretor-presidente do Grupo Folha do Caparaó, o PROINTEC superou expectativas:
“O PROINTEC Saúde In Foco foi um evento magnífico. Veio para dar brilho ao Polo de Saúde que é Guaçuí e toda a região do Caparaó. Temos bons profissionais, bons equipamentos, hospitais fortes. O evento deu luz a esse cenário e trouxe ciência e tecnologia para todos. Precisamos investir, cada vez mais, para valorizar o talento dos nossos médicos e gestores hospitalares.”
Além disso, Elias destacou o papel da mídia regional e do Instituto Sustentabilidade como parceiros essenciais na realização.
Guaçuí provou sua capacidade de liderar discussões relevantes e de atrair iniciativas que conectam tecnologia, ciência e gestão com foco na saúde. Assim, o PROINTEC reafirmou o compromisso da cidade com a inovação e o bem-estar coletivo.
Leia também: Mulher volta a falar após implante cerebral – confira
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui