Unimed Sul Capixaba amplia cirurgias pelo SUS
Cooperativa amplia cirurgias especializadas pelo SUS e ajuda a reduzir filas na região Sul do Espírito Santo.

A Unimed Sul Capixaba passou a integrar o programa Agora Tem Especialistas. Com isso, ampliou a oferta de cirurgias especializadas pelo Sistema Único de Saúde. Além disso, fortaleceu a parceria com o Governo Federal e com a Secretaria da Saúde do Espírito Santo. Dessa forma, contribui diretamente para reduzir filas e agilizar procedimentos na região Sul do Estado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA iniciativa utiliza a estrutura de hospitais privados para atender pacientes da rede pública. Portanto, transforma capacidade instalada em atendimento concreto. Ao mesmo tempo, acelera o acesso a cirurgias eletivas. Assim, garante mais eficiência ao sistema. Consequentemente, beneficia quem aguarda na fila do SUS.
Leia também – Novos equipamentos elevam capacidade da Unimed Diagnóstico no Sul do ES
Como funciona o programa Agora Tem Especialistas?
O programa Agora Tem Especialistas integra hospitais privados à rede pública. Dessa maneira, amplia a realização de cirurgias especializadas. Além disso, otimiza recursos já disponíveis. Ou seja, evita ociosidade hospitalar e reduz o tempo de espera.
No Hospital Unimed, a cooperativa cadastrou três tipos de cirurgia. As especialidades incluem cirurgia bucomaxilofacial e ginecologia. Com essa estrutura, a estimativa prevê atendimento de até 804 pacientes por ano. Portanto, amplia significativamente a oferta de procedimentos.
Além disso, a proposta prioriza cirurgias eletivas. Assim, libera filas acumuladas. Ao mesmo tempo, garante organização conforme critérios do SUS.
Redução de filas e ampliação do acesso
A participação no programa fortalece a integração entre o sistema público e a rede privada. Dessa forma, amplia o acesso da população a procedimentos especializados. Enquanto isso, reduz gargalos históricos em áreas com alta demanda.
Segundo o gerente de Hospitalidade da cooperativa, Everton Resende, a iniciativa coloca a estrutura hospitalar a serviço da comunidade. Ele explica que o SUS encaminhará os pacientes conforme organização e priorização definidas pela rede pública.
Além disso, a expectativa projeta cerca de cem mil reais em atendimentos mensais. No entanto, o volume dependerá da demanda enviada pelo SUS. Portanto, o fluxo seguirá critérios técnicos.
Impacto regional na saúde pública
A atuação da Unimed Sul Capixaba fortalece o cuidado regional. Primeiramente, amplia o número de cirurgias disponíveis. Em seguida, reduz o tempo de espera. Consequentemente, melhora a qualidade de vida dos pacientes.
Especialidades como bucomaxilofacial e ginecologia costumam concentrar filas. Por isso, a ampliação da oferta gera impacto direto. Além disso, promove maior equilíbrio entre demanda e capacidade hospitalar.
Everton Resende destaca que o movimento também fortalece a cooperação entre os sistemas. Assim, utiliza de forma estratégica a infraestrutura hospitalar existente. Portanto, transforma parceria em resultado prático.
Integração que gera eficiência
Ao integrar o programa federal, a cooperativa reforça compromisso social. Além disso, amplia a responsabilidade institucional. Dessa maneira, contribui para uma saúde pública mais resolutiva.
Enquanto muitos aguardam por procedimentos, a ampliação de vagas representa avanço concreto. Assim, pacientes que dependem exclusivamente do SUS encontram mais agilidade.
Portanto, a iniciativa não apenas amplia cirurgias. Ela também fortalece o acesso, reduz filas e otimiza recursos. Em síntese, transforma estrutura privada em benefício público.
Com base em informações do portal Unimed Sul Capixaba.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726