Turismo

Quiosque Barrussinha: mais de 50 anos de história em Marataízes

Fundado há 55 anos e que segue firme até hoje como um dos principais ainda abertos na cidade.

Elisangela Teixeira Elisangela Teixeira

Foto: Elisangela Teixeira / Aqui Notícias

Marataízes é uma das cidades litorâneas mais conhecida do Sul do Espírito Santo e claro, não poderia deixar de ser rodeadas de quiosques pela orla. E mais: muita história para contar. Um deles é quiosques Barrusinha, fundado há 55 anos e que segue firme até hoje como um dos principais ainda abertos na cidade.

Leia também: A hora é agora! 1º Lote de ingressos do Penha Roots está quase no fim

Foto: Acervo pessoal / Divulgação

Foi em novembro de 1969 que Eugênio de Oliveira (atualmente com 90 anos), seu filho Elísio Ramon, e o amigo e conhecido da família, Sinésio, decidiram abrir o quiosque. Contudo a abertura oficial mesmo foi em janeiro de 1970 sob o comando da esposa do sr. Eugênio, Margarida Marcelino De Oliveira (hoje com 82 anos).

De acordo com uma das filhas do casal, Telia De Oliveira, nesta época o quiosque era conhecido como o bar de Dona Margarida. Todavia em 1974 ela decidiu que queria um novo nome para o espaço com a ajuda de um dos clientes mais assíduos, sr. Nilo Peçanha, inspirado em uma das filhas do casal, sugeriu o nome Barrussinha, que permanece até hoje.

O quiosque Barrusinha segue sendo comandado pelos filhos do casal e é conhecido por ser um espaço familiar. Telia revela que o grande diferencial do quiosque ainda é o tempero de D. Margarida. “Mesmo ela estando presente e não fazendo mais ela segue observando e acompanhando todo o movimento, da cozinha e sempre atenta”, diz.

Tempero e amor no quiosque Barrusinha em Marataízes

Um dos grandes atrativos do quiosque, como não poderia deixar de ser é a comida. Os salgados, todos preparado pela equipe da casa, levam além de ingredientes frescos, “muito amor”, como frisa Telia. Os mais famosos entre os salgados são o risole de camarão, bolinho de aipim recheado de camarão ou de carne, kibe, empada e coxinha.

Deste modo o cardápio do quiosque Barrusinha oferece mais de 30 opções de comida para todos os gostos, que incluem também o famoso peroá de Marataízes, além de pratos com camarão e demais frutos do mar. Quem for com crianças também pode ficar tranquilo que há várias opções kids do menu. A boa notícia é que além do sabor

Espaço privilegiado

Situado na Praia da Colônia sob uma frondosa castanheira, o Barrussinha atrai ainda mais pessoas, sobretudo famílias com crianças, devido a sombra proporcionada pela árvore e o mar calmo.

Outra vantagem é que na praia em frente há uma contenção natural de pedras, que ajuda a reduzir ondas grandes, ou seja, ideal para crianças se divertirem e deixar os pais mais tranquilos, já que o perigo é relativamente menor.  

Portanto se você for curtir o fim de semana ou o carnaval em Marataízes, não deixe de visitar o quiosque Barrusinha, afinal, história, sombra e boa comida são sempre uma boa pedida.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Elisangela Teixeira
Elisangela Teixeira

Elisangela Teixeira atua na área jornalística há 20 anos, sendo graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário São Camilo, pós graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá e pós graduada em Business Management pela Toronto Scholl of Management. Atuou ainda como assessora de imprensa por sete anos, até mudar-se para o Canadá a fim de estudar. De volta ao Brasil, iniciou sua nova jornada no Aqui Notícias, onde também havia trabalhado anteriormente. Sua trajetória inclui ainda passagens pela Rede Gazeta, Prove Comunicação, Briefing Comunicação, Folha Vitória e Revista Leia.