Iúna pode virar capital capixaba das cachoeiras
O município está localizado a 187 quilômetros da capital, Vitória, e possui rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais.

Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) proposta para conceder o título de Capital Capixaba das Cachoeiras a Iúna. A cidade é o lar de um dos pontos mais famosos do Parque Nacional do Caparaó, o Poço das Antas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO município está localizado a 187 quilômetros da capital, Vitória, e possui rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais. Grande parte da economia local está baseada no cultivo de café, mas o setor do ecoturismo está em constante crescimento, segundo o autor do Projeto de Lei (PL) 922/2023, deputado Coronel Weliton (PTB).
LEIA TAMBÉM: Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos
O proponente afirma que belas cachoeiras ficam localizadas nas comunidades iunenses. No município se encontram os famosos Poço do Egito, Hidrolândia, cachoeiras do Rogério e do Brás, Poço das Antas, entre outras quedas de água. O parlamentar destaca o “importante contexto histórico, econômico e cultural” que as cachoeiras representam para o Espírito Santo.
Conforme justificativa do deputado, o projeto visa reconhecer a importância desses atrativos na geração de renda em Iúna. “O fomento ao turismo na região é de suma importância para estimular a economia do município. Diante disso, este projeto visa reconhecer a importância que as cachoeiras têm para alavancar o turismo”, defende Coronel Weliton.
A região também se destaca por ter importantes locais para a prática de esportes de aventura como rapel, ciclismo, trilhas e voo livre. Outro ponto de visitação turística é o Santuário da Água Santa, que abriga uma fonte natural considerada milagrosa por muitos visitantes e fiéis de várias regiões do Brasil.
Tramitação
O projeto terá parecer das comissões de Justiça, Turismo e Finanças. O deputado apresentou requerimento para que a proposta seja apreciada em regime de urgência.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726