Turismo

Litoral do Espírito Santo é destino certo para quem gosta de ondas

Seja como carreira ou apenas para relaxar na crista das ondas, o nosso quintal é perfeito para curtir em cima de uma prancha

Por Pammela Volpato

3 mins de leitura

em 28 de nov de 2024, às 09h50

Foto: Divulgação Setur
Foto: Divulgação Setur

Falou em praia, falou em surfe! Com ondas de tirar o fôlego e praias que mesclam o cima bucólico com belezas naturais, o Espírito Santo tem se consolidado como um destino imperdível para os surfistas de todo o Brasil e do mundo.

O litoral capixaba oferece uma diversidade de picos, ideais para todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até profissionais em busca de grandes desafios. De Norte a Sul, cada onda conta uma história única e transforma o estado em um verdadeiro paraíso para quem busca adrenalina e conexão com a natureza.

Leia também: Aventura e conexão com a natureza nas trilhas da Região dos Imigrantes

Surf no Espírito Santo

No Espírito Santo algumas das melhores praias para se “pegar uma onda” são as praias D’ulé, em Guarapari; Barrote e Solemar, em Jacaraípe, na Serra, e a praia de Regência, em Linhares, no litoral norte do Estado. Seja como carreira ou apenas para relaxar na crista das ondas, o nosso quintal é perfeito para curtir em cima de uma prancha.

A praia D’ulé fica no limite de Vila Velha e Guarapari, mas pertence ao segundo município. De areia fofa, a praia atrai milhares de surfistas todos os anos, por conta de suas ondas grandes, se tornando o point do surfe no Estado.

As praias de Jacaraípe, no município da Serra, são conhecidas por serem um dos berçários do surfe capixaba. Além disso, é o pico mais constante, ideal para iniciantes, pois possui ondas fáceis e com boa largura. Durante o ano é palco dos circuitos estaduais e brasileiro de surf e também do bodyboard, longboard e outros esportes náuticos. Os principais picos de surf são: Ponta do Cação, Ponta da Baleia, Barrote, Pico do Amigão, Solemar e Coral do Chá.

Povoação, uma pequena vila de pescadores está localizada ao norte da Foz do Rio Doce, em Linhares. O local permanece com uma paisagem bucólica, vegetação de restinga e ainda alguns resquícios de mata nativa fora da vila. Povoação já foi palco de etapas do circuitos estaduais e brasileiros de surf e bodyboard. O destaque são as ondas fortes, pesadas e tubulares, que formam tubos rápidos e pesados, exigindo experiência do surfista nesse mar.

Havaí Capixaba

A vila de Regência é conhecida como o Havaí capixaba! O local é famoso entre os surfistas e atrai visitantes de vários lugares do país e do mundo em busca de suas ondas longas, tubulares e perfeitas. Além do surfe, a vila respira a cultura local com eventos importantes. Além disso, reúne grande grupo de artesãos e abriga a principal base do Projeto TAMAR do ES.

** Com informações da Setur

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui