Eventos

Vinho, polenta e tradição: a magia da Serenata Italiana em Venda Nova

Os grupos saem pelas ruas da cidade cantando cancionetas e celebrando a cultura italiana

Pammela Volpato Pammela Volpato

Serenata Italiana em Venda Nova
Foto: Arquivo Afepol

As canções e tradições italianas vão animar a noite do próximo sábado (12), em Venda Nova do Imigrante. A cidade vai receber a 22a edição da Serenata Italiana, evento em que grupos saem pelas ruas da cidade cantando cancionetas e celebrando a cultura italiana.

Às 19h de sábado, os grupos partem de quatro bairros da cidade com carros, tratores e fogões (polenta móvel). Em seguida, caminham pelas ruas da cidade, batendo papo, cantando músicas italianas e compartilhando e saboreando comidas e bebidas típicas! Os pontos de partida são os bairros de Providência, Bananeiras, Vila Betânea e Tapera.

Serenata Italiana em Venda Nova
Foto: Arquivo Afepol

E é no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão) que o grande encontro acontece! Lá, além de comidas e bebidas típicas, vai ter um animado show! Também haverá vendas de Souvenirs como: Taças, Embornais, Pulseiras, Boinas, Boneco Polentinha, Suspensório, Tiaras entre outros adereços.

O percurso de três horas pelas ruas da cidade terá canções italianas, polenta e vinhos. A entrada ao Polentão custa R$ 20,00, que será usado como apoio para grupos de danças italianas locais, além dos custos do evento. O ingresso pode ser adquirido no comércio da cidade, em hotéis e na Associação Festa da Polenta (Afepol).

O objetivo do evento é celebrar e preservar a cultura e as músicas italianas. Uma noite repleta de música italiana, danças típicas, muito vinho e animação pelas ruas da cidade.

Mas o que é Serenata Italiana?

Em pleno inverno na Região das Montanhas, um público de milhares de pessoas vai para as ruas de Venda Nova para festejar a cultura do imigrante italiano, cantando, bebendo vinho e degustando as iguarias típicas. A Serenata Italiana sempre é nas férias de julho, época propícia para participação de muitos filhos de Venda Nova que moram fora da cidade. Além disso é uma ótima oportunidade para os visitantes aproveitarem o frio típico da região.

Os ”seresteiros’’ partem de quatro pontos diferentes da cidade (Lavrinhas, Bananeiras, Providência e Tapera), se convergindo no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Enquanto cantam, os participantes degustam polenta, queijo e linguiças preparadas na chapa dos polenta móveis, geralmente levados por grupos que se organizam para a Serenata. Sendo assim, a política é: cada um leva o que vai consumir (bebida e comida) e compartilha com os amigos.

Vários fogões de polenta móvel, uma cozinha móvel e inúmeras outras curiosidades que saem da cabeça e da disposição dos voluntários, tornam o evento mais original a cada ano.

Assim, marcada a data, é só providenciar hospedagem e chegar na cidade com uma certa antecedência para providenciar o vinho e comprar as iguarias típicas, disponíveis nas propriedades do Agroturismo e no comércio de Venda Nova. Arcos de flores, embornais, taças, suspensórios, boinas e outras indumentárias típicas também fazem parte do ritual. Tudo disponível no comércio.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.