Turismo

Paraíso escondido! Ilha dos Cabritos é destino encantador no Sul do ES

Uma pequena prainha de águas calmas e cristalinas, perfeita para famílias com crianças, recepciona os turistas assim que chegam à ilha

Pammela Volpato Pammela Volpato

Ilha dos Cabritos, Piúma
Foto: Divulgação/André Serrão

Piúma, localizada no encantador litoral sul do Espírito Santo, a apenas 89 km da capital, guarda um segredo que poucos conhecem: a Ilha dos Cabritos. Esse paraíso natural, um dos principais atrativos turísticos da cidade, atrai visitantes de todos os cantos, especialmente durante a alta temporada, com suas belezas naturais e o cultivo de ostras.

Piúma é abençoada com três ilhas deslumbrantes: a Ilha do Gambá, a Ilha do Meio e a Ilha dos Cabritos. Destas, apenas a Ilha do Meio não conta com atividades turísticas. A Ilha dos Cabritos, com sua vegetação nativa, se destaca como um refúgio de tranquilidade e beleza natural.

Com 350 metros de extensão e 180 metros de largura, essa ilha fica a 1,2 km da costa, a cerca de 15 minutos de barco.

Ilha dos Cabritos, Piúma
Foto: Reprodução Terra Capixaba

Ilha dos Cabritos: Uma Experiência Inesquecível

Uma pequena prainha de águas calmas e cristalinas, perfeita para famílias com crianças, recepciona os turistas assim que chegam à ilha. A vista panorâmica da orla de Piúma e do imponente Monte Aghá é simplesmente deslumbrante, deixando qualquer um sem palavras.

A origem do nome da ilha é curiosa: antigamente, cabritos habitavam o local, e os guias turísticos promoviam passeios convidando os visitantes a conhecerem a “Ilha dos Cabritos”. Então, o nome acabou ficando e se tornou sinônimo desse pequeno paraíso.

Por fim, para os mais aventureiros, a ilha oferece ótimas trilhas que revelam vistas de tirar o fôlego. Além disso, aos finais de semana, um restaurante especializado em frutos do mar oferece uma experiência gastronômica única, tornando a visita ainda mais memorável.

Foto: Reprodução Instagram @terracapixaba

Cultivo de Ostras

Outra atração imperdível é o cultivo de ostras e sururu, realizado em uma fazenda marinha próxima à ilha. Nesse sentido, algumas empresas oferecem passeios que incluem a apresentação do cultivo e até a degustação das ostras, proporcionando uma experiência completa.

Como Chegar à Ilha dos Cabritos

Para acessar a Ilha dos Cabritos é necessário utilizar embarcações que partem da Praia do Corujão ou do ancoradouro na Ilha do Gambá. Em Iriri, Anchieta, o Capitão Grilo oferece um passeio duplo, incluindo a Ilha dos Franceses e a Ilha dos Cabritos, ideal para quem quer explorar ainda mais o litoral capixaba.

Foto: Reprodução Instagram @capitaogriloes

Descubra Piúma

Piúma é uma cidade que guarda verdadeiros tesouros naturais, esperando para serem descobertos. Sendo assim, em sua próxima visita ao Espírito Santo, reserve alguns dias para explorar essas belezas e se surpreender com as maravilhas que a Ilha dos Cabritos tem a oferecer.

Para chegar a Piúma, siga pela ES-060 em direção ao sul, passando por Guarapari e Iriri, em Anchieta. Ao chegar à cidade, dirija-se à praia, e logo poderá ver a encantadora Ilha dos Cabritos. Em seguida, é só explorar esse paraíso.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.

Assuntos:

PiúmaTurismo