Atletas do ES conquistam 12 medalhas no Brasileiro de Atletismo Paralímpico
Além disso, o Espírito Santo garantiu o 3º lugar geral entre as equipes participantes da competição.

A delegação capixaba brilhou no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Jovens de Atletismo Paralímpico, encerrado na quinta-feira (16), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiIsso porque, os atletas capixabas conquistaram 12 medalhas (oito de ouro, duas de prata e duas de bronze). Além disso, o Espírito Santo garantiu o 3º lugar geral entre as equipes participantes da competição, que reuniu 546 atletas de todo o país nas categorias sub-17, sub-20 e sub-23.
Leia também: Atletas capixabas participam do Circuito Paralímpico de Atletismo
A delegação
A equipe do Espírito Santo contou com 40 integrantes, entre atletas e staffs, representando o Clube CAES e o Clube Papa-Léguas. Assim, dos competidores, 27 viajaram com apoio do programa estadual Vai Atleta, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). A ação incentiva a participação de jovens talentos em eventos esportivos nacionais e internacionais.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, recebeu e parabenizou a equipe na manhã desta sexta-feira (17), na sede da Sesport, em Vitória.
“Esses resultados mostram a força e o talento dos nossos atletas. Cada medalha representa não só uma conquista individual, mas o reflexo de investimento, dedicação e oportunidades criadas pelo Governo do Estado por meio de programas como o Vai Atleta. Parabéns a todos pelo trabalho e empenho”, afirmou.
Os destaques
Entre os destaques capixabas estão Luiz Paulo Machado da Silva Guerra, que conquistou ouro no lançamento de disco F44 sub-17 com recorde de campeonato (34,81m), e Rayssa Rocha, campeã no arremesso de peso F40 sub-20 (4,55m).
Também subiram ao lugar mais alto do pódio Ana Esther Sousa da Cruz, Mariana Vieira Amancio, Nicolas Fortunato Oliveira, Matheus Gomes Monteiro, Ysabela Santos Parra e Amanda dos Santos Souza.
Além disso, a equipe ainda conquistou pratas com Luiz Paulo M. da Silva Guerra e Kawan Crystian B. da Cruz, além dos bronzes de Ítalo dos Santos Monteiro e Miguel da Silva Santos, confirmando o bom desempenho capixaba no cenário nacional do atletismo paralímpico.
Com informações da assessoria de comunicação da Sesport