ES leva mais de 50 atletas às Paralimpíadas Escolares 2025
O Espírito Santo participa do evento com uma delegação formada por 54 estudantes-atletas

A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares começou oficialmente nesta segunda-feira (17), em São Paulo, com a cerimônia de abertura realizada no Centro de Treinamento Paralímpico. O Espírito Santo participa do evento com uma delegação formada por 54 estudantes-atletas, que entram em competição a partir desta quarta-feira (19).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA disputa reúne 2.056 jovens das 27 Unidades Federativas e será dividida em duas fases. A primeira etapa ocorre entre os dias 19 e 21 de novembro. A segunda está marcada para o período de 26 a 28 de novembro, também na capital paulista.
Leia também: Delegação capixaba disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Primeira etapa: atletismo e halterofilismo
Nesta fase inicial, os capixabas competem no atletismo e no halterofilismo. A delegação também acompanha disputas em modalidades como basquete 3×3 em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas.
Segunda etapa reúne mais modalidades
Na semana seguinte, entre 26 e 28 de novembro, os jovens atletas representarão o Estado em provas de natação, vôlei sentado, futebol PC (para paralisados cerebrais), judô, badminton, tênis de mesa e bocha.
Participação capixaba reforça inclusão e alto rendimento
O secretário de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou o valor da presença capixaba na competição. Segundo ele, as Paralimpíadas Escolares “são um dos momentos mais importantes do calendário esportivo estudantil, uma oportunidade de revelar talentos, celebrar superações e garantir que esses jovens tenham acesso ao alto rendimento em um ambiente estruturado e inclusivo”. Nunes ressaltou ainda que a delegação representa bem o Espírito Santo.
Com informações da Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo