Eventos

Festival Sabores de Domingos Martins celebra cultura e gastronomia local

A programação se concentra no Centro, conhecido como Campinho, e ganha reforço cultural nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de dezembro

Prato de feijoada alemã servido com arroz, repolho roxo refogado e farofa, acompanhado de decoração com flor vermelha e fitas coloridas sobre uma tábua de madeira.
Foto: Astris Filmes

Domingos Martins se prepara para receber uma nova experiência gastronômica. O Instituto Panela de Barro, em parceria com a Prefeitura, anuncia o Festival Sabores de Domingos Martins, que será realizado entre os dias 4 e 14 de dezembro, integrando a programação do Brilho de Natal.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Pensado para valorizar a culinária regional e fortalecer o turismo, o evento reunirá restaurantes da cidade com um cardápio exclusivo durante todo o período do festival. Aliás, a proposta destaca a identidade local, unindo tradições de imigrantes europeus ao agroturismo capixaba, com entrada gratuita.

Leia também: Guia A libera cadastro gratuito para bares, pousadas e restaurantes de Itapemirim

Portanto, a programação se concentra no Centro, conhecido como Campinho, e ganha reforço cultural nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de dezembro. Nesses dias haverá apresentações e um espaço gastronômico ao lado do Hotel Imperador.

Gastronomia que traduz a identidade capixaba

O festival celebra a combinação entre história, sabores e criatividade. Os visitantes poderão degustar pratos clássicos da culinária alemã. Entre eles, o Wiener Schnitzel e a Bohneneintopf, além de opções brasileiras, como o risoto do sertão e do sanduíche especial preparado pelo Barba Ruiva.

Também haverá receitas sofisticadas, incluindo risoto de shimeji com filé de salmão, steak de chorizo defumado, lasanheta de cordeiro com pesto e fondue. Contudo, as sobremesas vão da torta de bombom à pizza banoffee, servida à noite. Os preços variam entre R$ 15 e R$ 175.

Aliás, cervejas artesanais premiadas e produtos típicos da agroindústria local. Entre eles, queijos, embutidos, licores, cafés, vinhos, geleias e doces cristalizados, também estarão presentes. Aliás, vão reforçar o talento de produtores da região.

Os estabelecimentos participantes são: Restaurante Fritz e Frida, Bremen Bistrô, Restaurante Caminho do Imigrante, Barba Ruiva PUB, Restaurante Flor de Liz, Trarko Tap House, Restaurante Casa Augusto, Takashi Sushi House e Cervejaria Nova Estrela (Porão). A lista inclui ainda Garten Fondue, Sara Magalhães Confeitaria, Delícias da Mari, Restaurante e Adega Casa Vino, Restaurante Beija-Flor, Associação AMARTE e Arte Haus (artesanato).

Música, tradições e o charme das montanhas

Além da gastronomia, o festival leva ao Centro de Domingos Martins uma série de apresentações musicais com artistas capixabas e regionais. Inclusive, a proposta é criar encontros entre moradores e turistas. Com isso, valorizar a cultura local e o artesanato, como as peças em crochê e a tradicional pintura bauernmalerei.

Portanto, para o chef Alessandro Eller, presidente do Instituto Panela de Barro, o evento reforça o orgulho pela identidade martinense. Ele destaca que a iniciativa conecta produtores e chefs, criando uma experiência que vai além da diversão e fortalece a cultura e a economia local.

O Festival Sabores de Domingos Martins é uma realização do Instituto Panela de Barro e da Prefeitura de Domingos Martins, com apoio do Sebrae-ES e da Aderes.

Serviço

Festival Sabores de Domingos Martins

  • Quando: 4 a 14 de dezembro de 2025
  • Local: Centro de Domingos Martins, com espaço gastronômico ao lado do Hotel Imperador
  • Entrada: gratuita

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.