Turismo

Vai passar o Carnaval em Marataízes? Veja o que vale a pena conhecer

Embora o município ofereça muitos atrativos, organizar um roteiro ajuda a aproveitar melhor o tempo e conhecer os principais pontos turísticos da Pérola Sul Capixaba.

Foto: Divulgação/PMM

Visitar Marataízes é um convite para equilibrar natureza, história e tranquilidade. Embora o município ofereça muitos atrativos, organizar um roteiro ajuda a aproveitar melhor o tempo e conhecer os principais pontos turísticos da Pérola Sul Capixaba.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Além das praias de águas claras, Marataízes se destaca pela diversidade do artesanato local, produzido com técnicas que vão do crochê ao uso criativo de conchas e escamas de peixes. Por isso, mesmo um fim de semana pode render experiências marcantes para quem busca descanso e contato com a cultura local.

Leia também: Praia, samba ou descanso: Espírito Santo tem Carnaval para todos os perfis

Então, se você pretende passar o Carnaval na cidade, vamos ter ajudar a programar os passeios. Confira as dicas!

Falésias

Falésias de Marataízes
Foto: Divulgação/PMM

Antes de tudo, as falésias são um dos cartões-postais mais conhecidos do município. Estendendo-se da Lagoa do Siri até Boa Vista do Sul, essas formações geológicas impressionam pela altura, que ultrapassa os 40 metros, e pelos mirantes naturais ao longo do percurso. O acesso é facilitado pela Rodovia do Sol (ES-060), que leva a praias como Pitas, Rosa, Cações, Falésias e Missinho. Além disso, o cenário é um dos mais procurados para fotografias, especialmente no verão.

Praia Central

Foto: Divulgação/PMM

Em seguida, a Praia Central concentra movimento e infraestrutura. Considerada um dos principais cartões-postais da cidade, ela passa por um processo de reurbanização que já transformou a orla. Com pista dupla, ciclovia, playground, quadras esportivas, skate parque e academia popular, o espaço reforça as expectativas para o crescimento do turismo e da economia local.

Lagoa do Siri

Lagoa do Siri, Marataízes
Foto: Setur

Logo depois, a Lagoa do Siri surge como uma opção ideal para quem viaja em família. Localizada a cerca de nove quilômetros do centro, a região oferece restaurantes, quiosques e um ambiente mais isolado do urbano. Além disso, o local desempenha papel ambiental importante, funcionando como área de desova e berçário de espécies marinhas.

Praia da Rosa

Praia da Rosa em Marataízes
Foto: Terra Capixaba

Por outro lado, quem busca tranquilidade encontra na Praia da Rosa um refúgio natural. Situada ao sul do centro, a pequena enseada é cercada por vegetação e apresenta mar calmo, ideal para crianças e idosos. Em alguns trechos, a presença de corais forma piscinas naturais, o que torna o passeio ainda mais atrativo.

Lagoa Boa Vista do Sul

Lagoa da Boa Vista, Marataízes
Foto: Setur

Já quase na divisa com Presidente Kennedy, a Lagoa Boa Vista do Sul se destaca pelo tamanho e pela paisagem. Localizada em um bairro histórico, o espaço reúne quiosques e uma ampla faixa de areia que separa a lagoa do mar. Durante o verão e nos fins de semana, o local recebe grande número de visitantes.

Trapiche

ruínas do Trapiche, Marataízes
Foto: Divulgação / TripAdvisor

Na Barra de Itapemirim, o antigo trapiche preserva parte importante da história econômica do Espírito Santo. Construído por volta de 1860, ele serviu como ponto de armazenamento da produção agrícola destinada a outros estados. Com o tempo, perdeu função, mas atualmente passa por um processo de revitalização que prevê sua transformação em parque turístico.

Palácio das Águias

Palácio das Águias, Marataízes
Foto: Setur

Outro destaque histórico é o Palácio das Águias. Construído no século XIX, o casarão recebeu esse nome por causa das estátuas que adornam o telhado. Tombado como patrimônio cultural, o espaço abriga a Biblioteca Municipal Nobertino Bahiense e recebe manifestações culturais, mantendo viva a memória local.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Igreja-Nossa-Senhora-dos-Navegantes, Marataízes
Foto: Divulgação/PMM

Ainda na Barra de Itapemirim, a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes chama atenção pela arquitetura e pela tradição religiosa. Edificada a partir de 1872, o templo é palco da tradicional festa realizada em fevereiro, com procissão fluvial pelo rio Itapemirim. Os altares neogóticos e a pintura do teto impressionam os visitantes.

Igreja Nossa Senhora da Penha

Foto: Divulgação

Por fim, a Igreja Nossa Senhora da Penha reforça a identidade religiosa do município. Construída em 1926 à beira-mar, ela passou por ampliações ao longo do tempo e permanece preservada. A padroeira do Espírito Santo também é celebrada em Marataízes, com festa realizada após a Semana Santa, reunindo fiéis e visitantes.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.