150 anos da imigração italiana: navios encantam em escola de Venda Nova
Os alunos e suas famílias mergulharam na construção de navios usando materiais recicláveis, inspirados num navio utilizado na época da Imigração Italiana ao Estado
A EMEI Antônio Roberto Feitosa, situada no bairro Tapera, está imersa em um projeto em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Com a participação dos 470 alunos entre três e cinco anos de idade, a escola está recontando a jornada histórica da Expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, que inaugurou a imigração em massa de italianos para o país.
Leia também: Projeto “Mais Cultura nas Escolas” oferece atividades em Guaçuí
Sob a orientação da equipe pedagógica, os alunos e suas famílias mergulharam na construção de navios usando materiais recicláveis, inspirados no lendário “La Sofia”, responsável por trazer os primeiros imigrantes italianos ao Estado. A atividade, que visa promover a interação entre as crianças e seus pais, resultou em réplicas incríveis, cada uma mais original do que a outra, feitas com materiais diversos, desde palitos de picolé até crivos de ovos.
Essa é apenas a primeira etapa do projeto, que terá sua conclusão no final de setembro, com a realização de uma mini Festa da Polenta na escola, com direito até ao “mini tombo da polenta”.
Os navios feitos pelos alunos e seus pais estão atualmente em exposição na entrada da EMEI Antônio Roberto Feitosa. Devido ao sucesso da mostra, a Secretaria Municipal de Educação já tem planos para levá-la a outros pontos da cidade. Mais informações serão divulgadas em breve!
Fonte: Prefeitura de Venda Nova
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.