ads-geral-topo
Entretenimento

Concurso vai selecionar fotos de ruas capixabas para mostra no Sul do ES

Fotógrafos amadores e profissionais de todo o Espírito Santo podem enviar suas participações até o dia 11 de junho

Por Redação

3 mins de leitura

em 29 de maio de 2024, às 15h27

Foto: Taynara Barreto

“O que atravessa os fotógrafos capixabas em seus caminhos? Quais memórias as cidades preservam?” É o que pretende responder a Mostra de Fotografia Capixaba: “A cidade se faz no caminho”, idealizada pela premiada fotógrafa e artista Taynara Barreto, residente em Alegre. A ideia é que fotógrafos de todo o Estado enviem olhares sobre suas cidades do coração para a exposição.

Leia também: Confira a programação completa da Festa de Cachoeiro 2024

As inscrições estão abertas para fotógrafos de todo o Espírito Santo, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos, do dia 28 de maio ao dia 11 de junho. O resultado será publicado dia 15, e vai virar exposição on-line, no site do projeto, e presencial, nas ruas de Alegre. Cada artista poderá enviar uma única foto por meio do endereço eletrônico https://acidadesefaznocaminho.com/.

“Cada olhar vai enxergar alguma coisa pelo caminho , e assim se monta a mostra, incentivando o turismo no Espírito Santo e exaltando nosso orgulho de sermos capixabas. Cada foto vai fazer parte desta importante ferramenta de cultura. Queremos também gerar um senso de comunidade para inspirar as pessoas. A cidade se faz no caminho tem muito disso, de percebermos e nos reconhecermos nos nossos caminhos”, explica Taynara.

As fotografias selecionadas farão parte da exposição virtual no site da Mostra de Fotografia Capixaba: A cidade se faz no caminho, e também da intervenção urbana nas ruas do município de Alegre. Como ferramenta de acessibilidade o projeto pensou em materiais impressos em braille com informações da exposição. Parte da tiragem deste material deverá ser distribuída gratuitamente nos sinais do centro de Alegre para a sociedade, outra remessa doada para a Casa da Cultura de Alegre, alguns exemplares doados para a Biblioteca Municipal de Alegre e o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo.

O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura do Estado, é um desdobramento do projeto vencedor do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, proposto por Taynara Barreto em 2021. Na época, a artista propôs aos participantes, todos não fotógrafos, uma oficina sobre mobgrafia, realizou uma caminhada fotográfica com a reflexão de valorização da alteridade urbana pós-pandêmica e seus impactos na cidade de Alegre, sul do Estado. O projeto auxiliou no entendimento da preservação da memória, contexto histórico, sócio-cultural, fortalecimento do turismo e o reconhecimento da importância de cidades interioranas, assim como aproximou o fazer artístico da sociedade civil.

A organização da Mostra de Fotografia irá priorizar a seleção de candidatos moradores e moradoras de bairros atendidos pelo Projeto Estado Presente. Além disso, 20% do total de vagas da Mostra de Fotografia serão destinados a negros, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape