ads-geral-topo
Entretenimento

Fest Viola de Muniz Freire chega à sua 6ª edição

Cantor Zé Geraldo é uma das atrações confirmadas para o Festival que será entre os dias 2 e 5 de maio, em Muniz Freire - ES

Por Larissa Chaves

3 mins de leitura

em 20 de mar de 2024, às 18h51

Foto: Reprodução / Instagram @festviolamuniz

Nos dias 2, 3, 4 e 5 de maio de 2024, Muniz Freire apresenta a 6ª edição do Fest Viola. Além das atrações regionais e do concurso de violeiros, o cantor Zé Geraldo foi anunciado como a atração nacional deste ano. Com sucessos conhecidos, como “Senhorita” e “Milho aos pombos”, o público estimado para o show é de 5 mil pessoas. Todo o evento é gratuito.

A ideia do Festival surgiu de Marcelo Favoreto, que é violeiro e frequentador de diversos festivais de viola pelo Espírito Santo. Ao longo do tempo, ele pôde notar o que havia de bom em cada um desses eventos em diferentes cidades. Com base nessa experiência, ele decidiu elaborar um projeto para um festival voltado especificamente para Muniz Freire.

“Inicialmente, mantive o projeto guardado até que surgiu a oportunidade de apresentá-lo à prefeitura local, que acolheu a ideia e apoiou a realização da primeira edição do evento” conta. Marcelo diz que o Fest Viola Muniz foi idealizado por ele, porém é organizado por um grupo de amigos e voluntários que compõe a Associação do Festival de Viola de Muniz Freire-ES (AFEVI-MF), uma instituição que tem por objetivo integrar a população munizfreirense às atividades relacionadas ao Festival.

Ainda segundo o organizador, não havia grande expectativa quando realizaram a primeira edição do Fest Viola. O evento foi realizado com recursos limitados, contando com o apoio do comércio local e da prefeitura. No entanto, houve uma grande aceitação da população após o acontecimento. “Muniz Freire estava passando por um período com poucas festividades, o sucesso da primeira edição nos motivou a continuar” acrescenta.

O Concurso Nacional de Música Caipira

Violeiros de todo o Brasil se inscrevem e passam por uma pré-classificação para selecionar os concorrentes que irão disputar o festival. Todos os participantes recebem uma premiação por sua classificação, que serve como ajuda de custo para seu deslocamento até a cidade. O festival oferece hospedagem e alimentação a todos os concorrentes.

Foto: Reprodução / Instagram @festviolamuniz

Leia também: Site nacional destaca as belezas do Espírito Santo

Ao todo, oito duplas se classificam, e os três primeiros colocados recebem prêmios em dinheiro e troféus, além do prêmio de aclamação popular. Todos os violeiros são convidados a participar do quadro no canal do YouTube chamado “Toca Violeiro”, onde são gravados tocando uma música em um cenário que remete à cultura caipira. Essa iniciativa não só gera conteúdo para o canal, mas também registra a visita desses artistas à cidade. 

Em resumo, o concurso proporciona uma experiência enriquecedora para os violeiros classificados, promovendo uma troca de experiências e intercâmbio cultural. Isso é particularmente notável devido às vastas variações da música caipira, que se manifesta de formas distintas em cada região do Brasil.

Programação

A programação completa será lançada em breve e pode ser acompanhada através do Instagram @festviolamuniz.

“Até o momento, na sexta-feira, dia 03, teremos a banda Casaca e Os Altaneiros. No sábado, dia 04, a grande atração será o cantor Zé Geraldo, além do Concurso Nacional de Música Caipira que atrai violeiros de todo Brasil para realizar a mostra competitiva. Também teremos grandes nomes da viola no Espírito Santo, como Eloy e Tiel, Wal Barcellos, Muniff e Som Caipira. Representando Muniz Freire, teremos o grupo Viola Dourada e Cristiano Costa” confirma o organizador.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape