ads-geral-topo
Entretenimento

Mulheres quilombolas apresentam trabalho cênico nesta sexta (22)

A produção é resultado de residência artística na comunidade quilombola de Pedra Branca em parceria com uma associação francesa

Por Larissa Chaves

3 mins de leitura

em 19 de mar de 2024, às 14h56

Foto: Divulgação

Na próxima sexta (22), às 19h30, acontece a apresentação cultural da Residência Artística “Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão”. Será na quadra de esporte da comunidade quilombola Pedra Branca, em Vargem Alta. Com entrada gratuita, a apresentação cultural é resultado de uma pesquisa corporal com mulheres entre dança, música, teatro e cultura tradicional.

A residência artística durou um período de quase 2 meses e propôs um diálogo de mulheres da comunidade quilombola de Pedra Branca. Contudo, também há mulheres da associação francesa Femmes en Scène (Saint-Silvain-Bas-Le-Roc, França). A diretora artística da associação francesa, Rosi Andrade, mediou oficinas e vivências com as mulheres quilombolas daqui. Aliás, os encontros resultaram em um trabalho cênico em que a dança com o gesto e a ação de mulheres em cena são destaque na ficção mostrando as realidades de seus corpos em seus cotidianos.

Leia também: Capixaba é eleita Miss Brasil Trans Universo 2024

Segundo Sara Passabon, produtora executiva do projeto, a proposta da residência artística é proporcionar um diálogo com a dança do caxambu. Aliás, a dança é tradicional na comunidade, junto com as cenas contemporâneas. “Nossa inspiração surge por meio do provérbio Moçambicano: “Quem dança não é aquele/a que levanta poeira. Pois quem dança é aquele/a que inventa seu próprio chão”. Pois isso nos diz que para estar presente e demarcar seu território seja ele físico, político, social, estético, artístico é preciso estar em cena/movimento.”, complementa Sara.

Parcerias

A Residência Artística “Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão” é uma realização da produtora Paisagem em parceria com Associação Femmes en Scène. Contudo, o projeto conta com apoio do Funcultura – através de recurso recebido – e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e foi aprovado no Edital 10/2022 – Projetos de Artes Cênicas da Secult/ES.

Pedra Branca

Pedra Branca é reconhecida como comunidade quilombola desde 2010 através do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares. Pois é certificada pelo Governo Federal como a 29ª comunidade quilombola do Estado. O grupo do Caxambu de Pedra Branca “Fé, Raça em um Só Coração” estava desativado há mais de 30 anos na comunidade, todavia retornou suas atividades em 2017. 

Serviço:

Apresentação Artística “Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão”

  • Local: Quadra de esporte  da Comunidade quilombola Pedra Branca (Vargem Alta, ES)
  • Horário: 19h30
  • Entrada Gratuita
  • Perfis do Instagram: 

@paisagembrinca

@femmesenscene

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape