Desfiles no Sambão do Povo: guia prático para curtir o Carnaval de Vitória
Para garantir uma experiência segura e sem contratempos, a organização do evento reforça as regras de acesso, os horários e as formas de compra de ingressos

Quem pretende acompanhar os desfiles do Carnaval de Vitória 2026 no Sambão do Povo precisa se planejar com antecedência. Para garantir uma experiência segura e sem contratempos, a organização do evento reforça as regras de acesso, os horários, as formas de compra de ingressos e as normas específicas de cada setor.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiOs desfiles do Grupo Especial acontecem nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, sexta-feira e sábado, concentrando milhares de foliões no principal palco do samba capixaba.
Leia também: Onde o tempo desacelera: conheça a Praia da Gamboa, em Itapemirim
Os ingressos seguem à venda pela plataforma online Brasil Ticket, com cobrança de taxa, e também em pontos físicos, como a Arena de Verão, na Praia de Camburi, e o próprio Sambão do Povo, onde não há taxa adicional.
A Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial divulgou as normas oficiais de entrada com o objetivo de assegurar organização, conforto e segurança ao público em todos os ambientes.
O que pode levar para o Carnaval de Vitória?
Nas arquibancadas e mesas, por exemplo, não será permitida a entrada com bebidas em lata ou garrafa. O folião pode levar copo térmico e até duas garrafas transparentes de 500 ml contendo água ou suco.
Bebidas alcoólicas, garrafas de vidro, caixas térmicas e isopores estão proibidos, sendo aceita apenas bolsa térmica. Já nos camarotes empresariais e lounges, as regras são mais rígidas: não será permitida a entrada com bebidas, já que a comercialização ocorre exclusivamente no local. A entrada com alimentos nos camarotes é autorizada apenas até as 17h; após esse horário, não será permitida.
Carnaval de Vitória 2026 terá mudança nos defiles
Além das regras de acesso, o Carnaval de Vitória 2026 traz mudanças importantes na estrutura dos desfiles. Uma das principais novidades é a ampliação do Grupo Especial, que passa de sete para dez escolas de samba. Com isso, a programação foi reorganizada em dois dias, com cinco escolas se apresentando por noite. A alteração garante que todas desfilem à noite, o que melhora a visibilidade das apresentações e o aproveitamento da estrutura pelo público.
Para quem ainda não garantiu ingresso, há diferentes opções disponíveis. As arquibancadas têm ingressos a partir de R$ 100 por dia, enquanto o público pode adquirir o passaporte para os dois dias de desfile por valores a partir de R$ 150. O público também pode optar por experiências diferenciadas, como lounges, mesas e camarote superior, conforme a preferência e o orçamento.
Inclusive, a presença de crianças e adolescentes também segue regras específicas. Conforme determinação da Vara da Infância e Juventude de Vitória, menores de 16 anos só podem entrar e permanecer nos desfiles acompanhados de terceiros mediante apresentação de autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais. Sendo assim modelo do documento está disponível na bio dos canais oficiais do Carnaval de Vitória.
Diversidade temática e forte identidade cultural
Na avenida, o Carnaval de Vitória 2026 promete diversidade temática e forte identidade cultural. Aliás, os enredos abordam ancestralidade, espiritualidade, protagonismo feminino, identidade afro-brasileira e memória capixaba.
No entanto, a Independente de Boa Vista leva o Congo de Cariacica para a avenida, enquanto escolas como Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, MUG, Imperatriz do Forte, Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Andaraí e Chegou o Que Faltava apresentam propostas que misturam história, fé, cultura popular e reflexão social.
Portanto, com organização reforçada, regras claras e uma programação ampliada, o Carnaval de Vitória 2026 se consolida como um dos principais eventos culturais do Espírito Santo, reunindo tradição, segurança e espetáculo no Sambão do Povo.
Ordem dos desfiles
Sexta-feira (6)
- Pega no Samba
- Novo Império
- Unidos de Jucutuquara
- Mocidade Unida da Glória (MUG)
- Imperatriz do Forte
Sábado (7)
- Rosas de Ouro
- Unidos da Piedade
- Independente de Boa Vista
- Chegou o Que Faltava
- Andaraí
Com informações da assessoria de imprensa.