Exposição “Baía de Vitória” ocupa o Armazém 5 com arte e reflexão
A iniciativa é resultado de uma chamada pública e conta com curadoria de Napê Rocha, Clara Pignaton e Mara Pereira, além da equipe do projeto

A Baía de Vitória ganha novos significados por meio da arte contemporânea. A exposição “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis” abre nesta quinta-feira (30), às 19h, no Armazém 5, no Centro da capital, e segue aberta ao público até o dia 7 de dezembro. A entrada é gratuita.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiReunindo 15 artistas capixabas, a mostra propõe um mergulho sensível nas relações entre cidade, natureza e história. Inclusive, as obras oferecem múltiplos olhares sobre a baía que conecta Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Portanto, convidando o público a imaginar novas formas de convivência e pertencimento nesse território.
Leia também: Entre fé e turismo: o Buda Gigante de Ibiraçu encanta quem passa pelo ES
A iniciativa é resultado de uma chamada pública e conta com curadoria de Napê Rocha, Clara Pignaton e Mara Pereira, além da equipe do projeto. Aliás, participam os artistas Amaná, Ana Luzes, Carla Désirée, Farley José, Gabriela Gaia, Ione Reis, Jaíne Muniz, Jenni Prélio, Jessica Barcellos, João Coser, Juliana Almeida, Julio Tigre, Natan Dias, Rick Rodrigues e Yuriê Perazzini.
“Baía de Vitória”
Além das obras, o público poderá conhecer o resultado de outras ações do projeto, como a websérie “Baía de Vitória”. Ele explora as transformações culturais e ambientais da região, e trabalhos desenvolvidos por estudantes das escolas públicas dos Palmares (Serra), Cristo Rei (Cariacica), Godofredo Schneider (Vila Velha) e Maria Ortiz (Vitória).
No entanto, segundo a arquiteta e coordenadora do projeto, Angela Gomes, a exposição cria um espaço de diálogo e imaginação coletiva. “Ao reunir diferentes vozes, a mostra estimula novos modos de perceber o presente e projetar futuros possíveis para a cidade e a baía”, afirma.
Serviço
Exposição – Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis
- Local: Armazém 5 – Centro de Vitória
- Período: 30 de outubro a 7 de dezembro de 2025
- Visitação: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
- Entrada: gratuita