Eventos

Polenta, vinho e tradição: Guarapari celebra cultura italiana

Um brinde perfeito para celebrar a cultura, a história e o sabor da Itália em solo capixaba

Por Pammela Volpato

3 mins de leitura

em 16 de maio de 2025, às 12h43

Foto: Reprodução redes sociais
Foto: Reprodução redes sociais

O tradicional Tombo da Polenta está entre os grandes destaques da 4ª Festa da Imigração Italiana de Buenos Aires, que acontece neste fim de semana, de 16 a 18 de maio, em Guarapari. A celebração será realizada no campo de Buenos Aires e tem entrada gratuita.

O evento homenageia os imigrantes italianos que chegaram à região no fim do século XIX, oferecendo uma verdadeira viagem às raízes da Itália com música, dança, culinária típica e diversas manifestações culturais que resgatam a história da colonização italiana no Espírito Santo.

Na praça de alimentação, o público poderá saborear pratos clássicos italianos, como massas e polenta, servidos por seis restaurantes locais. Também haverá opções para todos os gostos: churrasquinho, hambúrguer, caldos, salgados, doces, sorvetes e o já conhecido Il Bar del Nonno, além da presença de sete cervejarias artesanais capixabas.

O momento mais esperado da festa, o famoso Tombo da Polenta, acontece no domingo, ao meio-dia. A encenação celebra a fartura, a união e a força das tradições culinárias italianas mantidas vivas no Espírito Santo.

Outro atrativo que promete agitar o público é a divertida Carretela del Vino, com distribuição de vinho para quem adquirir a taça oficial do evento. Um brinde perfeito para celebrar a cultura, a história e o sabor da Itália em solo capixaba.

Programação: Festa da Imigração Italiana de Buenos Aires

Sexta-feira, 16 de maio

19h: Abertura oficial

20h: Show com a Banda Brasitalia

22h: Show com a Banda Gandaia

Sábado, 17 de maio

11h: Abertura da praça gastronômica

14h: Show com Marcus e Mateus

17h: Apresentação do Grupo Pietra Azzurra – Pedra Azul

18h: Apresentação “I Birichini di Polpenazze del Garda”

19h: Gruppo Folklorístico Fiori D’Amore – Araguaya

20h: Apresentação “I Birichini di Polpenazze del Garda” – “Carretela del Vino”

21h: Show com a Banda Prestígio

00h: Show com a Banda Carreteiros

Domingo, 18 de maio

10h: Missa campal presidida pelo Pe. Alexandre Ferreira com participação do coral italiano do Maestro Max Carvalho

12h: Tombo da Polenta

13h: Apresentação do Grupo Di Ballo Nova Trento – Guaraná Aracruz

14h: Apresentação do Grupo Folklorístico Granello Giallo – Venda Nova do Imigrante

15h: Show com a Banda Gioco di Mora – “Carretela del Vino”

17h: Show com a Banda Tropical Brasil

Leia também: Descubra a magia da Pedra da Ema, em Burarama, interior de Cachoeiro

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui