Turismo

Aventura no Espírito Santo: aproveite o fim de semana para curtir

O Espírito Santo é um convite para quem deseja viver experiências inesquecíveis

Pammela Volpato Pammela Volpato

rafiting rio Jucu, aventura no Espírito Santo
Foto: Fábio Bronzatti / Setur

Para quem busca adrenalina, contato direto com a natureza e muita aventura, o Espírito Santo é o destino perfeito! Com suas paisagens deslumbrantes, que incluem cachoeiras, montanhas e rios, o estado oferece uma variedade de opções para os amantes de esportes radicais.

Do voo livre nas rampas naturais, ao rafting nas águas turbulentas, sem falar no montanhismo e nos esportes náuticos, o Espírito Santo é um convite para quem deseja viver experiências inesquecíveis em meio a um clima ameno e uma infraestrutura preparada para a aventura.

Leia também: Chalés românticos com uma das vistas mais lindas do Espírito Santo

Cachoeiras, montanhas, rios e temperatura amena facilitam a prática de esportes radicais em terras capixabas. Por isso, o Guia A preparou uma lista com as melhores dicas de esportes de aventura no ES. Então, se você é do tipo aventureiro, prepare-se para explorar as maravilhas capixabas!

Veja opções de aventura no Espírito Santo:

Desafiando a Gravidade

De Norte a Sul, o Espírito Santo conta com inúmeras cachoeiras. Algumas possuem grandes quedas d’água e, por isso, são muito procuradas para a prática de rapel. Dessa forma, elas proporcionam ao aventureiro contato com a natureza, belas paisagens e o frescor das águas. Por exemplo, a Cachoeira Alta, em Cachoeiro de Itapemirim, tem uma queda de 90 metros e encanta os corajosos.

Outra cachoeira exuberante para a prática deste esporte é a Cachoeira Vovó Lucia, em Alfredo Chaves. Com duas quedas d’agua, o viajante pode se aventurar em 60 metros de descida.

A descida de 50 metros no Morro do Moreno, em Vila Velha, é recomendada até para quem nunca fez rapel. A descida, que é tranquila, proporciona uma paisagem espetacular que inclui vários pontos turísticos da Grande Vitória, como o Convento da Penha, a Terceira Ponte, o Mestre Álvaro e a Baía de Vitória. 

Montanhas

No Sul do Espírito Santo, outro ponto turístico famoso para aventura e procurado por montanhistas é a pedra do Frade e a Freira, em Itapemirim. Sua escalada e descida de 683 metros desafia os mais corajosos.

ExploradorES: Monumento Natural o Frade e a Freira
Foto: Cacá Lima/Iema

O município de Pancas também é um destino apropriado para quem busca aventura, localizado na região turística Doce Pontões Capixabas, no noroeste do Estado, com suas formações rochosas irregulares, propicia a prática de rapel, montanhismo e outros esportes de aventura.

Também em Pancas, encontra-se a Rampa de Voo Livre “Clementino Izoton”. Com seus 658 metros de altitude, é considerada uma das melhores rampas para a prática da modalidade no País.

Adrenalina no ar

Considerada uma das melhores rampas de voo livre do mundo, com 902 metros de altitude, a Rampa de Ubá fica a 28 km de Castelo, município no sul do Estado, e atrai esportistas do mundo todo em busca de novos desafios. Já a 9 km de Alfredo Chaves, no Distrito de Cachoeira Alta, se localiza outra rampa de voo livre, imponente pelos seus 450 metros de altitude e natureza exuberante. Em Baixo Guandu está a Rampa do Manjolo, com 720 metros de altitude. O pico é ideal para voos simultâneos.

Voo Livre rampa de Uba
Foto: Divulgação Setur

Em meio ao verde

No Sul do Estado, encontramos um dos grandes patrimônios naturais do Brasil: o Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do país, com 2.890m de altitude. A portaria oficial do parque está situada no município de Dores do Rio Preto. No parque o trekking é umas das atividades mais realizadas pelos amantes de aventuras.

Nas montanhas capixabas o rafting  e o bóia-cross dominam as águas do Rio Jucu. Dessa forma, as saídas são feitas na cidade de Domingos Martins.

Aventura responsável

Por fim, é muito importante ressaltar que todos devem ter segurança e responsabilidade ao praticar qualquer esporte de aventura, seja no Espírito Santo ou em outro lugar. Use sempre todos os equipamentos de segurança, monte seu roteiro previamente, avise amigos e parentes onde estará e cuide da saúde, sem esquecer de se manter hidratado. E sempre recolha seu lixo para manter o meio ambiente limpo e assim também garantir que o Espirito Santo e o Brasil estejam sempre no topo, quando o assunto for turismo responsável e sustentável. 

Além disso, procure sempre profissionais especializados e habilitados para a orientação, treinamento e acompanhamento dos esportes radicais. Então, para viver uma aventura, seja no Espírito Santo , de forma segura, procure prestadores de serviço, receptivos, guias e mais informações no site:  http://www.descubraoespiritosanto.es.gov.br/

** Com informações da Setur

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.