ads-geral-topo
Turismo

Cachoeiras do Caparaó são destino para quem busca natureza exuberante

O Espírito Santo está repleto de belíssimas cachoeiras e nesta série de matérias preparadas pelo Guia A vamos começar por uma das regiões mais queridas e encantadoras do estado: o Caparaó

Por Redação

6 mins de leitura

em 04 de dez de 2023, às 17h38

O verão está chegando (ou já chegou!) e é muito comum que as praias sejam os destinos mais procurados nesta época, correto!? Sim, porém se você não é uma dessas pessoas que não curtem o burburinho do litoral, as cachoeiras do Caparaó são destino para quem busca natureza exuberante.

Leia também: Veja a qual é a praia do ES que foi destaque em revista nacional de turismo

O Espírito Santo está repleto de belíssimas cachoeiras e nesta série de matérias preparadas pelo Guia A vamos começar por uma das regiões mais queridas e encantadoras do estado: o Caparaó e suas cachoeiras são o destino ideal para quem busca natureza exuberante.

São 12 municípios que foram esta importante região Capixaba, reconhecida pela exuberância da natureza, exibida em cada lugar da imensa cordilheira verde do Caparaó. Impossível chegar pela região e não sentir a energia contagiante dos moradores, com suas tradições, fé e costumes, nos convidando a buscar nossas raízes, preservar nossa cultura e vivenciar de forma intensa cada momento, com muita paz e tranquilidade.

Além da hospitalidade, as belezas naturais são a principal atração da região. Então se você curte um ambiente menos agitado e rodeado de muito verde, este é o seu destino. Confira agora as principais cachoeiras da região e faça logo seu roteiro de viagem, pois o verão promete ser quente e se refrescar por lá pode ser a grande pedida da estação.

Conheça as cachoeiras do Caparaó

Muniz Freire

Cachoeira do Córrego de Santa Rosa

Também conhecida como cachoeira dos “Pimenta”, a Cachoeira do Córrego de Santa Rosa, em Muniz Freire, na região serrana capixaba, agrada pelas águas transparentes e piscinas naturais. A área de vegetação nativa é preservada e de fácil acesso (quase todo o trecho é calçado). Fica a 11 quilômetros da sede da cidade. A entrada é gratuita.

Cachoeira do Córrego de Santa Rosa

Alegre

Cachoeira da Fumaça

Queda d’água de 144 metros de altura ideal para contemplação, fotografias e “banho de neblina” (provocado pelas gotículas de água em suspensão). Poços para banho são raros devido a ocorrência de forte corredeira no rio. A cachoeira está localizada a poucos metros da sede administrativa e do estacionamento, facilmente alcançada em uma caminhada de no máximo 2 minutos.

Lá também é possível visitar o Mirante da cachoeira, que fica localizado na estrada de acesso ao Parque, na ES-484, próximo ao portal de madeira. Do alto é possível avistar a Cachoeira da Fumaça e suas encostas com exuberante vegetação. É o primeiro ponto de parada dos visitantes para contemplação e fotografias panorâmicas.

No entorno ainda há trilhas para exploração turística com o total de 580 metros de percurso possibilitando diferentes acessos até ao rio em meio a um jardim natural irrigado pela Cachoeira da Fumaça. As trilhas podem ser realizadas de forma circular, sem necessidade de retornar pelo mesmo caminho.

Iúna

Cachoeira e Poço do Egito

Famosa nas redes sociais devido ao seu visual incrível, a cachoeira tem poços de águas verdes translúcidas, perfeitas para mergulhos. Além disso, conta com uma paisagem cinematográfica e atrai diversos visitantes.  Nos arredores há restaurante e banheiro.

Foto do Poço do Egito um dos atrativos do turismo em Iúna

Parque Cachoeira das Andorinhas

Depois do Parque do Caparaó, o ponto turístico mais famoso de Alto Caparaó é o Parque Cachoeira das Andorinhas. O parque é cercado por vários hectares de matas e uma sucessão de quedas d’água e piscinas naturais e tem sua nascente localizada no parque nacional do Caparaó.  A entrada é paga.

Cachoeira do Segredo

A Cachoeira do Segredo está localizada em propriedade particular, na Comunidade do Rio Claro, em Iúna, próxima à divisa com Minas Gerais. É um atrativo composto por duas cachoeiras muito bonitas, especialmente pelos poços de águas verdes cristalinas que são de encher os olhos.

Um ótimo lugar para passar o dia ou acampar, com atendimento acolhedor e infraestrutura de banheiros, camping, chuveiros quentes, Wi-Fi, estacionamento amplo e restaurante. Possui hospedagem com café da manhã, wifi, chuveiro quente, área para churrasco e permite animais.

Cachoeira do Rogério

Cachoeira do Rogério

Eleita Pelo Parque estadual do Caparaó a cachoeira mais bonita da região, a Cachoeira do Rogério fica em Rio Claro, cerca de 12 km de Alto Caparaó-MG. Uma dica de ouro é visitar também o Poço do Egito, Poço das Antas e a Cachoeira do Segredo que ficam próximos à Cachoeira do Rogério.

Então você pode combinar estes destinos e o melhor é que no caminho você passa pela Cachoeira das Andorinhas e a Fazenda de café Ninho da Águia então dá para combinar com várias atrações. É proibido entrar nas cachoeiras com protetor solar , caixa de som, lanches ou qualquer produto ou objeto que agrida o Local e a pureza da água.

Cachoeira do Rogério

Parque Nacional do Caparaó

Vale Verde

A primeira parada do parque é também a de mais fácil acesso. O Vale Verde oferece uma incrível beleza natural, com cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e até um mirante rodeado pela Mata Atlântica e uma trilha curta que leva a Gruta do Jacú. O Mirante do Jacu é o final da trilha do Vale Verde, e oferece uma bela vista da região. A trilha ao todo tem 800m, e é de nível fácil, sendo bem rápida e tranquila.

Cachoeira Bonita

Uma cachoeira que faz jus ao nome. Impressiona seus visitantes com uma queda d’água de 80 metros, que é dividida em dois degraus. Ao pé da cachoeira, você pode se refrescar nas águas cristalinas, que formam maravilhoso poço, com boa profundidade e largura. Perfeito para banho.

O rio que forma a cachoeira é o rio José Pedro, que é também a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para chegar na cachoeira, deve-se percorrer uma trilha de aproximadamente 300m, que na verdade é mais um caminho do que trilha.

Vale Encantado

Provavelmente o ponto mais famoso e visitado de todo o parque, mais até que o próprio Pico da Bandeira. Afinal, é um lugar fantástico e de fácil acesso, diferente do pico. Depois de chegar na Tronqueira, o acesso ao Vale Encantado é por uma trilha de cerca de 400m, de nível fácil e duração aproximada de 10 a 15 minutos. Aqui estão localizadas as lindas e famosas piscinas naturais do Parque Nacional do Caparaó.

Vale Encantado

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape