Turismo

Confira 10 passeios para fazer durante o Festival de Inverno de Guaçuí

A região do Caparaó oferece natureza exuberante, roteiros gastronômicos, cafés especiais, trilhas e paisagens que recarregam as energias

Por Redação

7 mins de leitura

em 30 de jun de 2025, às 17h10

De 4 a 6 de julho, Guaçuí será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival de Inverno de Guaçuí. Com uma programação que reúne grandes nomes da música brasileira, como Zé Ramalho e Marcelo Falcão, além de arte, cultura e gastronomia, o FIG transforma a cidade em um verdadeiro ponto de encontro para quem busca diversão e experiências únicas.

E para quem chega cedo, o dia pode ser tão especial quanto a noite. A região do Caparaó oferece natureza exuberante, roteiros gastronômicos, cafés especiais, trilhas e paisagens que recarregam as energias. Tudo isso entre montanhas que unem o Espírito Santo a Minas Gerais.

Selecionamos dez paradas imperdíveis para você curtir durante o dia e entrar no clima do festival. Tem restaurante premiado, cafeteria charmosa, cachoeiras cinematográficas e recantos cheios de charme. 

Neste ano, o evento oferece traslado gratuito para quem se hospedar nos distritos turísticos de Patrimônio da Penha e Pedra Menina.  Os turistas que se hospedarem nos distritos parceiros terão ônibus gratuitos à disposição, com saída das pousadas em direção ao evento e retorno ao fim da noite. A lista de hospedagens recomendadas está disponível no perfil oficial do evento no Instagram.

Confira 10 opções de passeio!

  • Rudá Bistrô – Pedra Menina (ES)

Com vista para as montanhas e um cardápio surpreendente, o Rudá oferece pratos sofisticados com ingredientes locais. Arroz cremoso de bacalhau, lagosta com massa fresca ao limone e arancini de risoto de jiló são algumas opções. A carta de vinhos e as cervejas artesanais da região completam a experiência.

Horário de funcionamento: Sexta e sábado, das 12h às 22h | Domingo, até 16h

  • Restaurante Dom José – Forquilha do Rio (MG)

Culinária afetiva com assinatura do chef Mateus Lacerda. Destaques como sobrecoxa laqueada, risoto de carne de lata e bacalhau são servidos em um ambiente aconchegante entre montanhas. Fica a poucos metros do parque e é referência em alta gastronomia.

Horário de funcionamento: Sexta e sábado, das 12h às 16h e das 18h às 22h | Domingo, até 16h

  • Casa do Lago – Pedra Menina (ES)

Pizza no forno a lenha, fondue doce e salgado, lareira, música ambiente e vinhos selecionados. A Casa do Lago une charme e sabor em um dos pontos mais altos da região, a 1.400 metros de altitude. Perfeito para um jantar romântico ou entre amigos.

Horário de funcionamento: Quinta a sábado, das 18h às 22h

  • Armazém Caparaó – Espera Feliz (MG)

Cervejas artesanais, carta de vinhos e uma seleção de petiscos e pratos no estilo comfort food. Tudo isso em um container com deck panorâmico e cachoeira nos fundos. O Armazém é um verdadeiro point gourmet em meio à natureza.

Horário de funcionamento: Sexta, das 18h às 23h | Sábado, das 11h30 à 0h | Domingo, das 11h30 às 18h

  • Flores e Sabores – Divino de São Lourenço (ES)

Com pratos autorais e cozinha de raiz, o restaurante oferece desde um fettuccine ao gorgonzola até criações como o filé vulcão. A casa é acolhedora, sem reservas, e uma boa pedida para o almoço de sábado.

Horário de funcionamento: Sexta, das 18h às 22h | Sábado, das 12h às 22h | Domingo, das 12h às 16h

  • Villa Januária Cafeteria – Pedra Menina (ES)

Localizada entre o lavandário e mirantes para o Vale do Paraíso, a cafeteria oferece cafés premiados, métodos diversos de extração e confeitaria artesanal. Ideal para um café da manhã tardio ou lanche da tarde com vista e muito charme.

Horário de funcionamento: Sábado, das 8h às 18h | Domingo, até 17h

  • Parque Nacional do Caparaó

O parque é um espetáculo à parte e reúne alguns dos cenários mais icônicos da região. A portaria capixaba, localizada em Pedra Menina (Dores do Rio Preto), dá acesso a trilhas, mirantes e cachoeiras cinematográficas. Logo no início, o visitante encontra o Vale Verde, com piscinas naturais, trilhas leves e o Mirante do Jacu. Um pouco mais adiante, está a impressionante Cachoeira Bonita, com seus 80 metros de queda e um poço perfeito para banho. Já o ponto mais famoso do parque, o Vale Encantado, encanta com suas águas cristalinas e trilha de fácil acesso, um verdadeiro convite ao contato profundo com a natureza.

  • Onofre Cafeteria – Forquilha do Rio (MG)

A Onofre Cafeteria, localizada na região do Caparaó, é referência nacional na oferta de cafés especiais, premiados como os melhores do Brasil. Com produção familiar liderada pela família Lacerda, o café é cultivado no Sítio Forquilha do Rio, a 1.100 metros de altitude, atingindo notas superiores a 89 pontos SCA e exportado para vários países. O espaço acolhe turistas com cafés premiados, quitandas artesanais e um atendimento hospitaleiro em meio à natureza. Além de degustação, a cafeteria comercializa grãos e produtos locais, integrando a rota do agroturismo regional. Seu ambiente rústico e autêntico tornou-se parada obrigatória para quem sobe o Pico da Bandeira ou visita o Parque Nacional do Caparaó.

Horário de funcionamento: Sext. 10h às 18h/ sab. e dom. 9h às 18h

  • Coisa Boa Bistrô – centro de Guaçuí (ES)

Instalado em um charmoso casarão de 1919 onde viveu o ator Fernando Torres. O restaurante foi inaugurado em 2023 por Ana Paula Andrade e Lecivaldo Oliveira, preservando elementos históricos da arquitetura original. A cozinha mistura culinária italiana — com massas e risotos — a receitas com carnes, frutos do mar e influências regionais. O ambiente aconchegante e a proposta de unir tradição, história e gastronomia gourmet tornam o bistrô referência local.

Horário de funcionamento: Qua à sex 19h-23h | Sáb 19h-23h | Dom 12h-15h

  • Varanda Café – centro de Guaçuí (ES)

Ambiente aconchegante em um casarão histórico. Especializada em cafés especiais, a cafeteria valoriza o trabalho de pequenos produtores da região do Caparaó. O cardápio inclui delícias artesanais e pratos contemporâneos para diversas ocasiões. O espaço é ideal para pausas gastronômicas, encontros e apreciação da cultura local. 

Horário de funcionamento: Seg – Sex 14 às 20h / Sáb – 09:30 às 12h e 14 às 19h

Música no FIG

Em meio ao clima aconchegante da serra, o festival traz como destaque o show de Zé Ramalho no sábado (5), um dos maiores nomes da música brasileira.  Com quase cinco décadas de carreira, 45 álbuns lançados e mais de seis milhões de discos vendidos, Zé Ramalho sobe ao palco com sua voz inconfundível e um repertório repleto de sucessos que atravessam gerações. Clássicos como “Chão de Giz”, “Sinônimos”, “Avôhai”, “Admirável Gado Novo” e “Frevo Mulher” prometem embalar o público em uma noite memorável.

Além de Zé Ramalho, o festival terá como atração principal na sexta-feira (4) o cantor Marcelo Falcão, ex-vocalista do grupo O Rappa, com sua mistura de reggae, rock e atitude. A programação também conta com a presença da Banda Casaca, ícone do congo rock capixaba, o DJ Manux e um trio especial de covers que homenageia três lendas da música brasileira: Raul Seixas, Renato Russo e Tim Maia. No domingo (6), tem Filipe Fernandes, Tunico da Vila com a banda Projeto Feijoada e encerramento especial com show de Fabiano Jufo & Orquestra em homenagem ao Rei Roberto Carlos.

Serviço

Festival de Inverno de Guaçuí 2025 (FIG) 

  • Local: Parque de Exposições de Guaçuí – Guaçuí, ES 
  • Data: De 4 a 6 de julho de 2025 
  • Ingressos: À venda pelo site: LeBillet.com.br
  • Valores:  Sexta ou sábado (meia e solidária): R$ 160 
  • Combo sexta + sábado: R$ 250 
  • Meia-entrada solidária: válida mediante doação de 1kg de alimento não-perecível ou agasalho no dia do evento.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui