O Farol de Santa Luzia, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Vila Velha, está fechado para reforma. As obras serão realizada em parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos. Entre as melhorias previstas estão a reforma dos casarios, deques, pintura geral, banheiros, a loja de artesanato e a sala da memória. Já o próprio farol, receberá intervenções como manutenção da cúpula, reparos na maquinaria, troca de vidros e uma nova pintura.
Leia também: Aventura e conexão com a natureza nas trilhas da Região dos Imigrantes
O Farol de Santa Luzia fica próximo à Praia da Costa (cerca de 1 km), região central de Vila Velha, o acesso é pela Rua Santa Luzia, veja no MAPA.
O local, conhecido por atrair visitantes pela vista panorâmica e pela história ligada à navegação, permanecerá fechado durante todo o período das obras. A previsão é que o espaço seja reaberto ao público na primeira quinzena de dezembro, pronto para receber visitantes em um ambiente revitalizado.
“O local é um dos cartões-postais mais importantes da cidade por conta da sua relevância histórica como patrimônio da navegação brasileira e por ser um grande atrativo turístico. Ele conecta moradores e visitantes à nossa história e cultura, além de movimentar a economia local com a presença de turistas que visitam o espaço e a região ao redor. Com essa reforma, reforçamos o compromisso de preservar esse símbolo e oferecer uma experiência ainda melhor para quem vem conhecer o nosso município”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
O Farol de Santa Luzia
Inaugurado em 1871, o Farol Santa Luzia é um marco histórico da navegação no Espírito Santo e no Brasil. Localizado estrategicamente na entrada da Baía de Vitória, o farol é fundamental para orientar embarcações que trafegam pela costa capixaba, garantindo segurança à navegação marítima ao longo dos séculos.
Além de sua relevância funcional, a estrutura tornou-se um símbolo da história marítima brasileira, sendo preservado como patrimônio cultural e atração turística que conecta visitantes ao passado náutico do Estado
Suas peças vieram da Escócia em 1870 e foi montado em 1871 pelo Barão de Cotegipe. A torre mede 12 metros de altura e uma base octogonal de 9m². Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas que correspondem a 63 Km. Até os dias de hoje orienta a entrada dos navios na baía de Vitória e Vila Velha.
Aliás, o centenário Farol Santa Luzia é um belo exemplar da cultura e da história do Espírito Santo. Não há estacionamento no local. Portanto, quem for visitar o Farol de Santa Luzia de carro terá que deixar o veículo nas ruas próximas, que são tranquilas para isso.
Horário de Funcionamento
Terça a domingo e feriados, das 09h às 16h30 (entra o último grupo de visitantes). Fecha às 17h.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.