Turismo

Gigantes! Encante-se com as maiores cachoeiras do Espírito Santo

De Norte a Sul, capixabas e turistas podem se refrescar nas quedas de água doce e curtir a calmaria da vida no meio do mato

Pammela Volpato Pammela Volpato

cachoeira do Pedregulho, Castelo
Foto: Divulgação / Prefeitura de Castelo

Você sabe quais são as maiores cachoeiras do ES? Pois bem, com uma geografia privilegiada, o Espírito Santo tem uma infinidade de atrativos naturais. Muito conhecido por suas praias, Convento da Penha, Festival de Forró de Itaúnas, Pedra Azul, entre outros, o Estado também conta com inúmeras cachoeiras com grande potencial turístico.

De Norte a Sul, capixabas e turistas podem se refrescar nas quedas de água doce e curtir a calmaria da vida no meio do mato. Tem para todos os gostos e tipo diversão: calmas para as crianças, de águas cristalinas, para esportes radicais, grandes e pequenas.

Sendo assim, preparamos uma seleção com belíssimas cachoeiras que são as maiores do nosso Estado. Conheça e se encante!

Conheça as maiores cachoeiras do Espírito Santo:

Cachoeira da Fumaça – Alegre

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
Foto: Karol Gazoni / Iema

O município de Alegre, uma das portas de entrada para a região do Caparaó, apresenta como principal atrativo turístico a Cachoeira da Fumaça, que é a maior cachoeira do Estado com 144 metros de altura. Com acesso gratuito e sem a necessidade de agendamento prévio, a Cachoeira da Fumaça, situada no Parque Estadual de mesmo nome, em Alegre, oferece várias opções de lazer para aqueles que desejam passar o dia no local. É possível visitar os mirantes, praticar escalada e rapel, se banhar nas poças que a cachoeira forma, além de tirar belíssimas fotos para recordação.

Como chegar: Sair de Alegre no sentido Ibitirama, depois de passar pelo distrito de Celina, virar a direita no Posto Ramon Garcia ES 387, percorrer 18 km até a entrada do Parque.

Cachoeira Alta – Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeira Alta, Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Yuri Barichivich / Setur

A Cachoeira Alta é uma das maiores cachoeiras do Espírito Santo, com incríveis 100 metros de altura, ideais para os amantes de rapel e escalada, além de possibilitar os visitantes a experiência de se banharem em suas águas. A cachoeira está situada em propriedade particular, e no local existe um bar, que serve salgados e porções, e uma área de camping. A cachoeira pode ser acessada nos finais de semana e feriados das 8h às 17h e o valor de entrada é R$ 10,00 por pessoa.

Como chegar: Sair de Cachoeiro de Itapemirim seguir pela ES 482 até Jerônimo Monteiro e seguir pela ES 166, no Km 6 entrar na comunidade São Vicente.

Cachoeira da Rampa, Brejetuba

De fácil acesso e localizada bem pertinho do centro da cidade. Os seus 93 metros de altura impressionam e agradam os mais corajosos, que praticam esportes radicais na cachoeira, como o rapel.

Como chegar: Saindo de Vitória, siga pela BR-262 até o km 136, vire à direita na ES-462 e percorra mais 11 km. Chegando a Brejetuba, serão mais 8 km de estrada até a queda d’água.

Cachoeira do Country Club, Santa Teresa

Os 90 metros de queda d’água ficam ainda mais bonitos com as dezenas de quaresmeiras, que deixam o lugar ainda mais charmoso. O local conta com estacionamento.

Como chegar: Saindo de Santa Teresa seguir pela ES 261 por 4 km.

Cachoeira do Pedregulho (Furlan) – Castelo

Cachoeira do Pedregulho - Furlan, Castelo
Foto: Vitor Jubini

Situada à 21 km da sede do município, além da bela queda d’água, o local conta com serviços de lanchonete, restaurante rural, área de camping e rapel. Localizada na propriedade da família Furlan, é muito conhecida pelos praticantes de esportes de aventura que sempre após suas atividades se confraternizam no local. Clima bucólico e aconchegante. Para os audaciosos o rapel, prática comum na cachoeira, que contém área para camping e lanchonete.

Como chegar: Saindo de Castelo, seguir no sentido Vargem Alta, no Km 18 na comunidade de Patrimônio do Ouro entrar à esquerda em direção a Pedregulho (existem placas sinalizando o trajeto), são apenas mais 1,5 km até chegar a Cachoeira.

Cachoeira Engenheiro Reeve (Matilde) – Alfredo Chaves

Cachoeira de Matilde
Foto: Sagrilo / SETUR-ES

O município de Alfredo Chaves apresenta quedas d’água para todos os gostos, e a principal delas é a Cachoeira Engenheiro Reeve, conhecida como Cachoeira de Matilde. A cachoeira é uma das mais belas quedas d’água do Espírito Santo, com imponentes 70 metros de altura. Apesar de ser proibido se banhar em suas águas por conta de sua forte correnteza, a cachoeira, cuja visitação é gratuita, é um dos points ideais para a prática de esportes radicais, como escalada e rapel, além de possibilitar o visitante observá-la por meio de seus mirantes, onde é possível tirar belíssimas fotos de recordação.

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela BR 262, em Araguaia seguir pela ES 376 até o Distrito de Matilde.

Cachoeira Véu de Noiva, Santa Leopoldina

Cachoeira Véu de Noiva
Foto: Tadeu Bianconi

Com diversos atrativos, a cachoeira é o local para as pessoas que buscam o contato direto com a natureza. Na Cachoeira Véu de Noiva, é possível fazer camping, trilhas e se banhar nas piscinas naturais formadas pelas águas vindas dos 70 metros de queda.

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela ES 080, que liga Cariacica a Santa Leopoldina, Na cidade seguir pela Rodovia Bernardino Monteiro até a localidade de Chaves, distante cerca de 9km da cidade.

** Com informações da Secretaria de Turismo (Setur)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.