Turismo

Parque tem trilhas e mirante com vista privilegiada da baía de Vitória

Trata-se de um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por lei em área urbana do país

Pammela Volpato Pammela Volpato

Parque da Fonte Grande - Trilha e Mata Atlântica. Foto: Leonardo Silveira

Se você é daquelas pessoas que ama trilhas, belas paisagens e vistas espetaculares, você precisa conhecer o Parque da Fonte Grande. No coração da capital capixaba, ele é um refúgio natural que convida moradores e turistas a se desconectarem da rotina e se reconectarem com a natureza.

Com 300 metros de altitude e uma área equivalente a 200 campos de futebol, o local é um dos destinos turísticos mais disputados de Vitória. Localizado a poucos minutos do centro, o parque é um dos maiores tesouros da cidade. O local abriga trilhas imersas na exuberância da Mata Atlântica preservada e mirantes que revelam panoramas de tirar o fôlego.

Seja para uma caminhada tranquila, um momento de contemplação ou a busca por fotografias incríveis, o parque é o destino perfeito para quem busca aventura e tranquilidade em um só lugar. De acordo com a Prefeitura de Vitória, entre as funções que um parque natural no meio urbano pode possibilitar aos cidadãos, estão os momentos de bem-estar gerados pela contemplação da paisagem em contato com a natureza.

Sendo assim, o Parque da Fonte Grande conta com quatro mirantes, Mochuara, Sumaré, Recanto da Floresta e Mirante da Cidade. Juntos, eles permites uma vista de 360o da baía de Vitória, e outros pontos paisagísticos, históricos e culturais de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha. Além disso, o parque oferece trilhas educativas que promovem a consciência ambiental, ideais para grupos e escolas.

Parque da Fonte Grande - Mirante Canto da Floresta
Mirante Canto da Floresta, Parque da Fonte Grande. Foto: Leonardo Silveira

Sobre o parque

O Parque Estadual da Fonte Grande está localizado no coração do Maciço Central de Vitória. Trata-se de um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por lei em área urbana do país. Em uma área equivalente a mais de 200 campos de futebol, o parque possui trilhas entre a Mata Atlântica e nascentes como Campinho, Mangueiras, Cazuza, Bambuzal, Ganda e D. Jandira.

Do parque, a 300 metros de altitude, os visitantes podem avistar toda a Baía de Vitória. Além do manguezal e pontos paisagísticos, históricos e culturais de Vitória e dos municípios vizinhos (Cariacica, Serra e Vila Velha). Para isso, o espaço conta com quatro mirantes, sendo três inaugurados neste ano: o Mochuara, o Sumaré e o Recanto da Floresta.

Parque da Fonte Grande
Vista de Vitória da perspectiva e um dos mirantes do Parque da Fonte Grande. Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

Serviço – Parque da Fonte Grande

  • Acesso Guarita Tião Sá (permitido para pedestres, carros e motos): avenida Serafim Derenzi, s/n, Bairro Grande Vitória.
  • Acesso Guarita Fradinhos (pedestres ou bicicletas): rua João Ferreira de Souza, Fradinhos. Telefone: (27) 3382-6554.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h (inclusive feriados)
  • Mais informações: @parquedafontegrande

Leia também: Turismo religioso: distrito de Cachoeiro reúne treze igrejas católicas

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.