ads-geral-topo
Turismo

Pousada Águas do Caparaó: um refúgio em meio a natureza

Além de pousada, o local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e oferece uma série de atrações incríveis para o hóspede

Por Elisangela Teixeira

em 09 de fev de 2024, às 14h46

5 mins de leitura

Foto: Divulgação

O Guia A inicia a série de reportagens sobre Patrimônio da Penha, palco do Penha Roots, pela Pousada Águas do Caparaó. Além de pousada, o local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e oferece uma série de atrações incríveis para o hóspede.

Foto: Divulgação

Na Pousada Águas do Caparaó, o hóspede tem a opção de ficar em uma das 10 suítes disponíveis ou num charmoso chalé. Todas as acomodações são equipadas com uma cama de casal, uma de solteiro, televisão, internet wi-fi, ventilador e frigobar. Tudo isso claro, rodeado de muito verde e ar puro, aliás, 100% puro.

Há ainda um deck que é perfeito para reunião entre amigos, ele é equipado com lareira e leves cortinas, que dão um clima bem europeu, ideal para degustação de vinhos e se for visitar durante o inverno fica um charme com a lareira acesa. Tem também lago, bica e muita área verdade para aproveitar.

Leia também: Patrimônio da Penha: Guia A vai mostrar a vila palco do Penha Roots

O local oferece café da manhã e almoço e jantar no fogão a lenha em casos de grandes grupos. Para reservas com menos pessoas, somente o café da manhã está incluso. Os valores das diárias giram em torno de R$250,00. A proprietária da pousada Águas do Caparaó é Dalva Ringuier, ambientalista referência no Espírito Santo, com mais de 30 anos de experiencia na área.

Projetada para contato com a natureza

Foto: Enrique Moté / Aqui Notícias

Dalva explica que toda área foi projetada para preservação da natureza e para oferecer uma experiência de aproximação entre o hóspede e o meio ambiente. “A trilha das cachoeiras também é uma trilha científica, onde o turista pode ler o QR code com o celular e saber todas as informações sobre aquela espécie de árvore. No total são mais de 150 espécies catalogadas”.

Aliás, falando na trilha, ela é bem fácil e dura cerca de 20 minutos entre o início e a última cachoeira, que é a Cachoeira Alta e seus 80 metros de queda d’água. Isso se você quiser ir “direto”, mas o mais legal é ir curtindo o contato com as árvores, descobrindo os cenários pintados pela natureza. E ainda, se o tempo estiver bom, se deliciar com um banho de águas cristalinas e o espetáculo que a natureza do Caparaó nos proporciona. Em tempo: a trilha pode ser feita por pessoas de todas as idades porque ela é bem fácil e toda sinalizada.

Cachoeira Alta. Foto: Enrique Moté / Aqui Notícias

Uma curiosidade e um presente na verdade é o ar puro. É tão puro que tem comprovação científica. Algumas árvores tem manchar vermelhas no caule. Dalva explicou para nossa reportagem que esse líquen preso é o sinal de que o ar é 100% puro.

O turista que for visitas a pousada Água do Caparaó também precisa ficar atento às regras importantes. Por ser tratar de uma reserva ambiental é proibido o consumo de bebidas alcoólicas, churrasqueiras e claro, deixar lixo pra trás. Também não se pode extrair seivas das árvores (algumas espécies tem propriedades medicionais). “O mais importante é que as pessoas aproveitem esse contato com o meio ambiente e respeitem a natureza de todas as formas”, assinala Dalva.

O jacu é um dos “guias” da pousada. Foto: Elisangela Teixeira / Aqui Notícias

Guia especial

Durante toda a trilha nossa reportagem foi acompanha de um guia muito especial. Um dos jacus que moram na propriedade é uma atração à parte, pois ela acompanha o turista e até interage de certa forma. O ideal é deixa-lo bem à vontade e manter uma certa distância, pois por mais sociável que ela seja, costuma eriçar a crista quando o humano chega muito perto. E é super divertido vê-lo acompanhando as pessoas e certamente será a alegria das crianças.

Visitação as águas do Caparaó

Quem for ao Penha Roots, festival de reggae e forró pé de serra que será realizado nos dias 12,13 e 14 de abril, vai poder conhecer “somente” as trilhas e as seis cachoeiras que existem na propriedade. Contudo hospedagem, assim como em todas as pousadas da região, não há vagas para os dias do evento, no entanto, fora da data é possível passar alguns ou vários dias no local, que é encantador.

Serviço:

Telefone: (28) 99985-2844

Endereço: Rodovia ES 190 – Km 4 – Estrada Parque do Caparaó – Divisa Dores do Rio Preto – Sentido Mundo Novo – Divino São Lourenço – ES

Penha Roots

O Penha Roots, festival de reggae e forró pé de serra do Caparaó é promovido pela GFC Eventos com oferecimento da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e do e Governo do Estado do Espirito Santo.

O Evento será realizado nos dias 12,13 e 14 de abril, em Patrimônio da Penha com Elba Ramalho e Falcão como principais atrações, além da apresentação de vários artistas capixabas e do Brasil. Acesse o perfil (aqui) e fique por dentro de toda programação, saiba como comprar convites e mais opções de hospedagem.

Acomodações confortáveis para até três pessoas em cada suíte. Foto: Divulgação

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape