Turismo

Prainha reúne história, lazer e fé no local onde nasceu o Espírito Santo

Entre os destaques está o Parque da Prainha, inaugurado em março de 2024. Isso porque o parque simboliza o desembarque de Vasco Coutinho, em 1535, por meio do Marco Zero.

Sítio Histórico da Prainha
Foto: Adessandro Reis

O Sítio Histórico da Prainha concentra lazer, cultura e religiosidade em um dos espaços mais simbólicos do Espírito Santo. Localizado em Vila Velha, o conjunto reúne atrativos gratuitos e acessíveis a todas as idades. Além disso, a área marca o ponto inicial da colonização capixaba e, por isso, preserva memória, fé e convivência em um mesmo território.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Entre os destaques está o Parque da Prainha, inaugurado em março de 2024. Isso porque o parque simboliza o desembarque de Vasco Coutinho, em 1535, por meio do Marco Zero. O espaço, portanto, combina valor histórico com infraestrutura moderna para lazer ao ar livre. Aliás, durante o verão, a Fonte Interativa da Prainha atrai famílias com jatos d’água e áreas amplas para descanso, caminhada e atividades físicas.

Leia também: Onde o tempo desacelera: conheça a Praia da Gamboa, em Itapemirim

Na área cultural, a Casa da Memória de Vila Velha preserva a história do município e do Estado em um casarão do século XIX. Logo ao lado, o Museu Homero Massena mantém viva a obra do artista que escolheu Vila Velha como lar e produziu ali parte significativa de seu legado. Aliás, ambos reforçam, assim, o papel da Prainha como polo cultural.

Foto: Adessandro Reis

Sendo assim, no campo religioso, a Igreja do Rosário se destaca como uma das mais antigas do Brasil em funcionamento contínuo, tombada pelo IPHAN. Já o Convento da Penha é o principal símbolo da fé capixaba. Além da importância histórica e espiritual, o local oferece uma das vistas panorâmicas mais conhecidas da região metropolitana.

Horários de funcionamento

Fonte Interativa do Parque da Prainha

  • Segunda a sexta: 9h às 10h; 14h às 15h; 19h às 20h
  • Sábados, domingos e feriados: 10h às 12h; 15h às 17h; 19h às 21h

Museu Homero Massena

  • Terça a domingo e feriados: 8h30 às 17h30

Casa da Memória de Vila Velha

  • Terça a domingo e feriados: 8h30 às 17h30

Igreja do Rosário

  • Segunda a sexta e feriados: 9h às 16h30 (entrada do último grupo)

Convento da Penha – Missas na Capela

  • Segunda a sábado: 7h, 9h, 11h e 15h
  • Domingo: 5h, 7h, 11h e 15h

Missas no Campinho do Convento

  • Quarta-feira (Missa da Saúde): 15h
  • Domingo: 9h
    (ambas com transmissão pelas redes sociais)

Acesso ao Campinho

  • Segunda a sexta: 6h às 16h45 (subida de veículos liberada)
  • Sábado: 6h às 16h45 (somente 50 veículos para a missa das 5h; demais horários sem subida)
  • Domingo: 4h às 16h45 (somente 50 veículos para a missa das 5h; demais horários sem subida)
  • Veículos com cadeirantes têm acesso permitido ao longo do dia

Transporte

  • Vans: R$ 6 (subida e descida)
  • Trenzinho das Alegrias: R$ 20 (subida e descida)

Portanto, o Sítio Histórico da Prainha se firma como um espaço completo para quem busca lazer, cultura e fé. Contudo, ao reunir patrimônio, áreas verdes e equipamentos culturais, o local segue como referência de convivência, memória e identidade capixaba.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.