ads-geral-topo
Turismo

Quiosque Barrussinha: mais de 50 anos de história em Marataízes

Fundado há 55 anos e que segue firme até hoje como um dos principais ainda abertos na cidade.

Por Elisangela Teixeira

3 mins de leitura

em 30 de jan de 2024, às 18h07

Foto: Elisangela Teixeira / Aqui Notícias

Marataízes é uma das cidades litorâneas mais conhecida do Sul do Espírito Santo e claro, não poderia deixar de ser rodeadas de quiosques pela orla. E mais: muita história para contar. Um deles é quiosques Barrusinha, fundado há 55 anos e que segue firme até hoje como um dos principais ainda abertos na cidade.

Leia também: A hora é agora! 1º Lote de ingressos do Penha Roots está quase no fim

Foto: Acervo pessoal / Divulgação

Foi em novembro de 1969 que Eugênio de Oliveira (atualmente com 90 anos), seu filho Elísio Ramon, e o amigo e conhecido da família, Sinésio, decidiram abrir o quiosque. Contudo a abertura oficial mesmo foi em janeiro de 1970 sob o comando da esposa do sr. Eugênio, Margarida Marcelino De Oliveira (hoje com 82 anos).

De acordo com uma das filhas do casal, Telia De Oliveira, nesta época o quiosque era conhecido como o bar de Dona Margarida. Todavia em 1974 ela decidiu que queria um novo nome para o espaço com a ajuda de um dos clientes mais assíduos, sr. Nilo Peçanha, inspirado em uma das filhas do casal, sugeriu o nome Barrussinha, que permanece até hoje.

O quiosque Barrusinha segue sendo comandado pelos filhos do casal e é conhecido por ser um espaço familiar. Telia revela que o grande diferencial do quiosque ainda é o tempero de D. Margarida. “Mesmo ela estando presente e não fazendo mais ela segue observando e acompanhando todo o movimento, da cozinha e sempre atenta”, diz.

Tempero e amor no quiosque Barrusinha em Marataízes

Um dos grandes atrativos do quiosque, como não poderia deixar de ser é a comida. Os salgados, todos preparado pela equipe da casa, levam além de ingredientes frescos, “muito amor”, como frisa Telia. Os mais famosos entre os salgados são o risole de camarão, bolinho de aipim recheado de camarão ou de carne, kibe, empada e coxinha.

Deste modo o cardápio do quiosque Barrusinha oferece mais de 30 opções de comida para todos os gostos, que incluem também o famoso peroá de Marataízes, além de pratos com camarão e demais frutos do mar. Quem for com crianças também pode ficar tranquilo que há várias opções kids do menu. A boa notícia é que além do sabor

Espaço privilegiado

Situado na Praia da Colônia sob uma frondosa castanheira, o Barrussinha atrai ainda mais pessoas, sobretudo famílias com crianças, devido a sombra proporcionada pela árvore e o mar calmo.

Outra vantagem é que na praia em frente há uma contenção natural de pedras, que ajuda a reduzir ondas grandes, ou seja, ideal para crianças se divertirem e deixar os pais mais tranquilos, já que o perigo é relativamente menor.  

Portanto se você for curtir o fim de semana ou o carnaval em Marataízes, não deixe de visitar o quiosque Barrusinha, afinal, história, sombra e boa comida são sempre uma boa pedida.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape