Turismo

Sossego e belas paisagens: conheça três lagoas incríveis em Linhares

Elas são verdadeiros paraísos para quem busca tranquilidade, aventura e belezas naturais

Por Pammela Volpato

3 mins de leitura

em 06 de dez de 2024, às 09h16

Foto: Sagrilo / Setur
Foto: Sagrilo / Setur

Localizado no Norte do Espírito Santo, Linhares é um destino que surpreende os amantes da natureza com sua riqueza hídrica e grande número de lagoas. Conhecida como a “cidade das águas”, Linhares abriga 69 lagoas, de acordo com dados da Prefeitura. Elas são verdadeiros paraísos para quem busca tranquilidade, aventura e belezas naturais. Além disso, são uma ótima opção para se refrescar nos dias quentes!

Leia também: Aproveite o fim de semana para se aventurar pelo Espírito Santo

Desta forma, o município concentra 84% de toda a água doce do Espírito Santo! Entre as diversas lagoas da região, algumas se destacam tanto pelo tamanho quanto pela estrutura turística que oferecem.

Conheça três lagoas em Linhares:

Lagoa Juparanã

O principal cartão postal da cidade é a majestosa Juparanã, a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica. São 26 quilômetros de comprimento por até 5,5 quilômetros de largura, segundo o IBGE. Por conta da enorme extensão, é um ponto perfeito para atividades como pesca, esportes náuticos e passeios de barco.

A origem do nome veio do idioma Tupi, que quer dizer “mar de água doce”. A saber, a lagoa é tão grande que ultrapassa os limites do município, fazendo divisa com as cidades de Rio Bananal e Sooretama.

Na lagoa Juparanã, em Linhares, além da imensidão de água doce, outro detalhe que atrai os olhares é a Ilha do Imperador. Livros escritos por historiadores revelam a passagem de Dom Pedro II pelas terras capixabas. Segundo registros, o espaço foi visitado pelo imperador em 1860 e, por esse motivo, ficou tradicionalmente conhecido. O acesso só é feito por barco e no local é possível apreciar a vegetação nativa, o que agrega ainda mais beleza a esse paraíso capixaba.

Lagoa Juparanã em Linhares
Foto: Sagrilo / Setur

Lagoa Nova

Uma das mais belas da região, a Lagoa Nova é um refúgio de tranquilidade. Paraíso natural, ela é ideal para quem busca momentos de descanso e contemplação. Sua água cristalina e cercada pela natureza preservada a tornam perfeita para piqueniques, caminhadas ecológicas e banhos refrescantes.

Além disso, conta com estacionamento e uma área para embarque e desembarque de lanchas e jet ski. Também possui estrutura com restaurante que oferece os pratos típicos da região, como a moqueca.

Lagoa do Meio

Localizada mais próxima ao centro urbano de Linhares, a Lagoa do Meio é um ponto turístico de fácil acesso. Ela oferece uma estrutura adequada para quem deseja praticar esportes náuticos, como stand-up paddle e caiaque. Além disso, tem uma orla convidativa para caminhadas e momentos em família.

Lagoa do Meio, em Linhares
Foto: Felipe Reis / Prefeitura de Linhares

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui