Turismo

Tesouros religiosos: três igrejas imperdíveis para conhecer em Vitória

Para quem deseja explorar esses tesouros religiosos, o Guia A selecionou três igrejas imperdíveis que revelam a essência e a tradição da cidade

Por Redação

3 mins de leitura

em 11 de dez de 2024, às 11h40

Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Reprodução Redes Sociais

Vitória, a capital do Espírito Santo, guarda um rico patrimônio histórico e arquitetônico que encanta moradores e visitantes. Entre suas atrações mais marcantes estão as igrejas, que misturam fé, arte e história em cenários deslumbrantes. Para quem deseja explorar esses tesouros religiosos, o Guia A selecionou três igrejas imperdíveis que revelam a essência e a tradição da cidade.

Leia também: Descubra a tranquilidade de Parati, um paraíso escondido em Anchieta

Prepare-se para uma viagem no tempo e na cultura capixaba!

Três igrejas para conhecer em Vitória:

Basílica de Santo Antônio

Beleza rara é o que define a Basílica de Santo Antônio, que teve sua construção iniciada em 1956, e finalizada em 1976, tendo recebido a nomenclatura Basílica pelo Vaticano, em 2008. A basílica é um dos poucos templos religiosos no Brasil com construção inspirada na arquitetura italiana renascentista, sendo que a ela foi construída tendo como modelo a Igreja Nossa Senhora da Consolação, em Todi na Itália Central.

A Basílica tem quatro semicúpulas, uma cúpula central e sua base tem forma de cruz grega, isto é, todos os braços têm o mesmo tamanho. Além disso, a Basílica conta com seu interior repleto de pinturas do pintor italiano Alberto Bogani, que as produziu em conjunto dos pintores Lino Borghi e Renzo Buonvicini, além de pinturas e vitrais do pintor italiano Carlos Crépaz.

A Basílica está aberta à visitação de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Catedral Metropolitana

Com uma arquitetura imponente que chama atenção de quem passa pelas ruas da Cidade Alta, no centro da Capital capixaba, a Catedral Metropolitana de Vitória é um símbolo para os católicos e um ponto turístico no coração do Estado há mais de 100 anos.

A construção da Catedral começou em 1920 e terminou em 1970. Entretanto, só recebeu o título de Catedral em 1983. Paulo Motta Teixeira, construtor e paisagista responsável também pelo projeto do Parque Moscoso, originalmente planejou o monumento. Ao longo dos anos, outros arquitetos e artistas modificaram os planos originais e colaboraram com o projeto. Por fim, a finalização da obra ocorreu na década de 70.

Catedral Metropolitana Vitória
Foto: Vitor Jubini

A Catedral Metropolitana de Vitória fica na Praça Dom Luís Scortegagna no Centro. Os interessados podem visitar a igreja nas quartas e sextas, de 13h às 17h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

Igreja de São Gonçalo

Erguida no séc. XVIII, de arquitetura barroca e construída em pedra e cal, a Igreja São Gonçalo fica na cidade alta, Centro de Vitória. De arquitetura originalmente barroca, é possível observar traços remanescentes desse movimento artístico no frontão da igreja, composto por volutas e pináculos simples, que emolduram um óculo fechado com caixilho de madeira e vidro.

Conhecida como igreja dos casamentos duradouros, a igreja foi construída pela irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, originalmente irmãos pardos. A construção terminou em novembro 1766, com a presença do Visitador Diocesano, padre Antônio Pereira Carneiro, e do vigário da vila de Vitória, Antônio Xavier. A igreja foi consagrada a São Gonçalo Garcia, santo português.

A igreja está localizada na Rua Cosme Rolim, no Centro de Vitória, e as visitas guiadas ocorrem de quarta a domingo, das 13h às 17h. Além disso, no último sábado de cada mês acontece uma missa especial em Latim, que oferece uma experiência diferenciada aos fiéis.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui