Turismo

Turismo no ES: obras no Morro do Moreno vão transformar a visita ao cartão-postal

Durante o período de execução, o acesso ao morro ficará temporariamente interditado para garantir a segurança dos visitantes.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

O Morro do Moreno, um dos cartões-postais mais emblemáticos do Espírito Santo, está prestes a viver uma transformação que promete reposicioná-lo como referência turística. Desde que se tornou Unidade de Conservação e Monumento Natural em 2021, o local passou a receber ações voltadas à preservação da Mata Atlântica e ao ordenamento do uso público. Agora, entra em uma nova fase, marcada por obras de infraestrutura que vão ampliar a experiência dos visitantes e fortalecer sua vocação para o turismo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Um pacote de intervenções foi anunciada pelo prefeito Arnaldiho Borgo, que inclui a pavimentação de 730 metros da via principal de acesso ao topo e a instalação de sete mirantes panorâmicos. Quatro deles ficarão ao longo da subida; um na tradicional Testa da Macaca; e outros dois no topo, garantindo uma vista de 360º da região. Aliás, a obra, realizada em parceria com o Governo do Estado, representa um investimento de R$ 10,4 milhões e tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.

Leia também: Oito destinos no Brasil despontam como tendência de viagem em 2026

O governador Renato Casagrande destacou o impacto das melhorias no turismo capixaba. Segundo ele, o conjunto de obras vai facilitar o acesso, valorizar o patrimônio natural e atrair mais visitantes ao Morro do Moreno, fortalecendo a atividade turística na região.

Morro do Moreno temporariamente fechado

Inclusive, durante o período de execução, o acesso ao morro ficará temporariamente interditado para garantir a segurança dos visitantes.

Entre as novidades mais aguardadas estão os estudos para implantação de um teleférico ou funicular como possível modal de acesso ao topo. O prefeito explicou que ambos os modelos passam por análises técnicas ambientais, paisagísticas e de viabilidade dentro da Unidade de Conservação. Aliás, ele reforçou que nenhuma dessas estruturas faz parte do contrato atual, que contempla apenas as obras de urbanização, mirantes, nova iluminação e áreas de recepção.

Portanto, o projeto também prevê melhorias importantes na base do morro. Incluindo receptivo turístico, cafeteria no topo, iluminação em LED, mobiliário urbano e estruturas de apoio. Sendo assim, nos dois terrenos situados na Rua João Joaquim da Mota, serão construídas guarita, praça, sanitários, sala administrativa e espaço de educação ambiental.

Monumento Natural

Instituído pelo Decreto Municipal nº 6.447/2021, o Monumento Natural Morro do Moreno tem como missão proteger recursos naturais, hídricos e paisagísticos, mantendo o equilíbrio entre conservação ambiental e uso sustentável. Inclusive, o Plano de Manejo da área reforça essa integração entre preservação e turismo. Isso vai garantir que o destino continue encantando visitantes sem comprometer sua riqueza natural.

Com as novas intervenções, o Morro do Moreno se prepara para se consolidar como uma das experiências turísticas mais completas do Espírito Santo. O local unirá natureza, aventura, infraestrutura moderna e vistas de tirar o fôlego.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.