ads-geral-topo
Turismo

Turismo no Espírito Santo: o que fazer em dois dias em Castelo?

Além da tradicional Festa de Corpus Christi, a cidade é tranquila e agradável, com uma atmosfera acolhedoraAlém da tradicional Festa de Corpus Christi, a cidade é tranquila e agradável, com uma atmosfera acolhedoraAlém da tradicional Festa de Corpus Christi, a cidade é tranquila e agradável, com uma atmosfera acolhedora

Por Redação

em 10 de nov de 2023, às 13h34

20 mins de leitura

Foto: Divulgação | PMC

O município Castelo, no Sul do Espírito Santo é conhecido por sua paisagem montanhosa, cercada por belas serras e vegetação exuberante, se tornando um atrativo à parte para quem quer conhecer a região. Mas, o que fazer em Castelo em dois dias?

Além da tradicional Festa de Corpus Christi, a cidade é tranquila e agradável, com uma atmosfera acolhedora. Um dos destaques na região central é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, um dos principais pontos turísticos da região.

A economia de Castelo é baseada principalmente na agricultura. A região possui uma forte tradição no setor agrícola, e muitas propriedades rurais podem ser encontradas ao redor da cidade.

O nome da cidade tem sua origem relacionada aos primeiros aventureiros em busca do ouro. As fontes históricas relatam que o nome surgiu quando um dos exploradores se deparou com montanhas semelhantes a um castelo de estilo feudal. Para reforçar, a serra ao lado desta formação tinha o aspecto de muralhas no entorno de um castelo, o Pico do Forno Grande.

A natureza exuberante é um dos destaques de Castelo. O Parque Estadual do Forno Grande oferece trilhas para caminhadas, cachoeiras e uma vista panorâmica do Pico do Forno Grande. A região também abriga outras cachoeiras e áreas naturais, que são ideais para os amantes da natureza.

Castelo, junto com mais oito municípios: Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Brejetuba, Laranja da Terra, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, faz parte da região Turística Montanhas Capixabas.

O município possui cinco distritos: Estrela do Norte, Limoeiro, Montepio, Patrimônio do Ouro e Pontões, e é um convite para conhecer a região e seus atrativos.

Festa de Corpus Christi

A Festa de Corpus Christi é a celebração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia como fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã. Nesse dia o Corpo de Cristo se transforma em remédio e alimento para os sentidos dos homens.

No Brasil, os primeiros registros da celebração do Corpo de Cristo remontam aos anos iniciais da colonização. Em Castelo, no fim da década de 50, já era costume erguer altares em determinados pontos da cidade.

As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda (ou bordadas), jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.

No ano de 1963, Zuleide Pereira da Silva, a “Irmã Vicência, das Filhas da Caridade, confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia.

Em 1964, com o apoio do Frei José Osés, vigário da Paróquia, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. No ano seguinte algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com o passar do tempo e a adesão da população a festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional.

Das folhas secas de mangueira usadas inicialmente, novos produtos foram sendo acrescentados, entre eles: terra vermelha, flores e palha de café e arroz, pedras granuladas, moídas, brancas ou coloridas, borra de café, ramos picados de ciprestes, pó de serra tingido (ou natural), pó de pneus, cal, tampinhas de garrafas pet, bolas de gude e muitos outros.

São milhares de metros de tapetes e passadeiras confeccionados pela população que, distribuídas em várias equipes, faz brotar obras de arte com os mais belos motivos de fé cristã. São os “artistas anônimos”, que no dia anterior à comemoração vencem o frio das noites de junho e trabalham arduamente para preparar tapetes e passadeiras que renderão homenagens à presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

A Festa de Corpus Christi é um momento especial para Castelo. Fruto da fé e do trabalho de, aproximadamente, 3 mil voluntários, é considerada a mais bela festa religiosa do Espírito Santo. Além da população local, cerca de 80 mil pessoas visitam os famosos tapetes e participam intensamente da programação religiosa.

As sete maravilhas

Com suas cachoeiras e vales, seus patrimônios históricos e belezas naturais, além de uma rica cultura, Castelo é um permanente atrativo para os visitantes de todas as partes do mundo.

Por isso, em 2009, a Secretaria de Turismo e Cultura realizou a eleição das Sete Maravilhas de Castelo. Foram mais de 250 mil votos e uma grande mobilização da população.

Foram eleitas as Sete Maravilhas do município: Cachoeira do Pedregulho, Casarão da Fazenda do Centro, Festa de Corpus Christi, Gruta do Limoeiro, Parque Estadual do Forno Grande, Igreja Matriz e Santuário de Aracuí.

O que fazer em dois dias em Castelo?

O município possui muitos atrativos turísticos na sede e no interior, além de vários imóveis históricos, que fazem parte da história de Castelo e de seus habitantes. Veja o que visitar em dois dias:

O belíssimo Castelinho, que abriga a Biblioteca Municipal de Castelo
Foto: Divulgação

Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha – Castelinho

A Biblioteca Municipal ‘Ciro Vieira da Cunha’, inaugurada em 1982, conhecida como Castelinho, possui um acervo com mais de 13 mil exemplares de diversas áreas do saber, com um espaço dedicado aos autores municipais.

Localizada no centro da cidade, o local é de fácil acesso, atendendo em sua maioria o público infanto-juvenil. A beleza de suas formas o transformou em um dos principais cartões-postais da cidade.

O nome da biblioteca é uma homenagem a Ciro Vieira da Cunha, nascido em São Paulo, em 1º de junho de 1897 e falecido no Rio de Janeiro em 1976. Formado em medicina, morou em Castelo entre os anos de 1925 e 1932. Durante esse período foi médico, delegado, professor e vereador. Dedicou boa parte de sua vida às letras, sendo um dos escritores mais lembrados pelos Castelenses.

O Teatro Municipal de Castelo recebeu grandes espetáculos
Foto: Divulgação

Teatro Municipal Sebastião Artênio Merçon

O Teatro Municipal de Castelo foi inaugurado em 29 de janeiro de 1983. O local possui uma arquitetura arrojada e confortáveis instalações, que garantem a comodidade dos usuários.

Com 245 lugares, é destino obrigatório de todos os amantes das artes. Entre os anos de 2001 e 2013 funcionou também como cinema.

Em seu palco acontecem apresentações de dança, shows, teatro e outros espetáculos variados que fazem parte do seu calendário de atividades.

Sede da Banda Lira

Situado à Rua Scandar Nemer, no bairro Independência, a edificação de 310 m2 possui sala de aula com galpão para ensaios.

O Centro Cultural e Turístico abriga a história de cultura de Castelo
Foto: Divulgação

Centro Cultural e Turístico de Castelo

Um importante espaço destinado às práticas culturais da cidade de Castelo. Sua estrutura conta com salas de oficinas para música, dança, teatro, artes plásticas e artesanato.

No primeiro piso há a Praça de Artes, onde ocorrem eventos variados como exposições, apresentações culturais diversas, lançamento de livros e vídeos, cerimônias oficiais do Poder Público Municipal, entre tantos outros.

O segundo piso é denominado Galeria de Artes, abrigando exposições sobre as mais variadas temáticas. Ainda em fase de construção, o prédio possui sala de cinema com 120 lugares.

Vista do Pico do Forno Grande em Castelo coberto por neblina
Foto: Divulgação

Parque Estadual do Forno Grande

No parque, a 2.039 metros de altitude está o pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso e o segundo ponto mais alto do Espírito Santo. De um lado é possível visualizar o Pico da Bandeira e de outro o mar e as cidades litorâneas.

Reconhecido em toda a região e também pelos desbravadores desta terra, é comparado a grandes torres de um belo castelo, sendo parada obrigatória para muitas descobertas, recheadas de encantos e sabores.

O clima agradável é um convite a caminhar por suas trilhas que revelam paisagens magníficas e inesquecíveis.

O parque Estadual é gerido pelo IEMA (Instituto Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos) e é possível realizar dois tipos de visitação.

Estrada no Parque Estadual Mata das Flores em Castelo
Foto: Divulgação

Parque Estadual Mata das Flores

Localizado a 4 km da sede do município, o Parque Estadual Mata das Flores é gerido pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA).

O parque ainda preserva a Mata Atlântica. Nele é possível encontrar espécies milenares, como: o gigante Jequitibá Rosa, além de delicadas orquídeas, que encantam os visitantes.

  • Informações: (28) 3542-3257
A cachoeira do Pedregrulho em Casteço atrai centenas de turistas
Foto: Divulgação

Cachoeira do Pedregulho

Situada a 21 km da sede do município, além da bela queda d’água, a Cachoeiro do Pedregulho conta com: serviços de lanchonete, restaurante rural, área de camping e rapel, paraquem deseja se aventurar em meio a natureza.

Localizada na propriedade da família Furlan, é muito conhecida pelos praticantes de esportes de aventura que sempre após suas atividades se confraternizam no local.

  • Informações: (28) 99975-7900
A Gruta do Limoeiro é um dos atrativos de Castelo
Foto: Divulgação

Gruta do Limoeiro

Patrimônio histórico estadual, a gruta é a mais importante área de estudos sobre a pré-história do Espírito Santo. Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás.

Também possui características geológicas diferentes das maiorias das grutas. A sua importância é devido à particularidade relacionada à formação dos espeleotemas.

Em seu interior é possível encontrar diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são: cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos.

  • Informações e agendamento: (28) 99986-1542
  • Visitação: terça-feira à domingo, das 9h às 16h
O Centro de Visitantes da Gruta do Limoeiro recebe os turistas que vão até Castelo
Foto: Divulgação

Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro

O Centro de Visitantes é destaque na região das Montanhas Capixabas e foi construído para atender aos turistas e a comunidade de Limoeiro.

A 15 km da sede, o local possui uma excelente infraestrutura, com: recepção, auditório, sala de exposição, sanitários e loja do agroturismo. Lá é possível encontrar, além do belíssimo artesanato, doces e biscoitos, embutidos e variadas delicias da culinária regional.

Além de contemplar a beleza natural, é possível aprender sobre a história e a cultura local. Excelente atrativo para a prática do turismo pedagógico, pois a visita é orientada por condutores devidamente capacitados e que oferecem a todos um atendimento especial.

  • Informações e agendamento: (28) 99986-1542
  • Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 16h
A Rampa de Ubá atrai muitos esportistas à Castelo
Foto: Divulgação/PMC

Rampa de Ubá

Situado a 28 km da sede do município de Castelo, na comunidade de Córrego de Ubá, a rampa sagrou-se palco das maiores competições de voo livre realizadas no céu do Espírito Santo, sendo elas nacionais e internacionais ao longo dos anos.

Ubá é considerada uma das maiores e mais belas rampa de voo livre do mundo devido a suas condições, da natureza no seu entorno e da espetacular paisagem montanhosa.

Rampa de Ubá foi considerada pelos voadores como: “O Havaí do Parapente”.

Foto: Divulgação

Rampa de Apeninos

O local bucólico é formado por casas de Estuque, que até hoje estão de pé com aproximadamente 70 anos. Área de Mata atlântica com uma estrada, não muito conservada. Excelentes paisagens do Pico do forno Grande e vistas do Vale do Prata.

A partir da subida para Apeninos quando se passa pela “Pedra da Lagartixa”. Da parte mais alta da propriedade é possível desfrutar da paisagem da Pedra do Dedo, no Patrimônio do Ouro, Morro da Joeba com 512 metros de altitude, próximo ao local onde existe a rampa de voo livre de Apeninos.

A rampa é cercada de belezas naturais e muito propício para a prática de voo livre (paraglider).

Foto: Divulgação

Casa do Artesão

Um espaço aconchegante e de estilo próprio, a Casa do Artesão está localizada bem perto do centro da cidade. No local os turistas encontram as belezas e as delícias produzidas na região, feitas com todo carinho pelas mãos dos artesãos do município.

O espaço oferece produtos como embutidos, cachaça, cafés e biscoitos. Além do artesanato, que exibe lindos trabalhos feitos, principalmente, com tecidos e fios. A casa também dispõe de ponto de informação turística.

  • Informações: (28) 3310-6509
  • Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h / Sábado, das 8h às 12h
Foto: Divulgação

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Localizada no centro da cidade, a monumental Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus.

Seus belos vitrais chamam a atenção pela riqueza de detalhes. Lugar de oração, é destino certo de todos que procuram paz espiritual.

A Igreja é um dos principais atrativos turísticos do município, e um dos locais mais visitados durante a tradicional Festa de Corpus Christi.

O templo é imponente no centro da cidade, é avistado de vários pontos e chama a atenção pela beleza a estilo, o que atrai milhares de turistas ao município.

O local pode ser visitado diariamente, sem agendamento prévio.

  • Informações: (28) 3542-1144
Foto: Divulgação

Santuário de Aracuí

O santuário erguido em homenagem à Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, é um local único de peregrinação e fé, encontro com Deus e consigo mesmo. O local recebe mais de 3 mil visitantes por mês, mas a data de maior movimento é o dia 13 de maio.

Existem no santuário vários monumentos em mármore, a imagem de Cristo em um tablado de madeira, a imagem da Imaculada e um terço em madeira gigante na árvore onde teria acontecido o milagre da aparição da Virgem Maria.

  • Informações: (28) 3542 0019
Foto: Divulgação

Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Santinha)

Localizado próximo ao centro da cidade, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Santinha, foi fundado há décadas. Os romeiros vão de encontro a um ambiente que reúne ingredientes como paz, tranquilidade e espiritualidade.

Como o dia da santa é dia 12 de outubro, é realizada uma procissão até Santuário.

No centro do Santuário, cercado de água, está suspensa a imagem da Padroeira do Brasil, erguida em um barco estilizado. Atrás da Santa está a imensa pintura junto aos azulejos, da épica pescaria, que há séculos resultou no achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O local também possui um cruzeiro com área para ascender velas.

Foto: Mosaico Imagem

Casarão da Fazenda do Centro

Marco histórico da colonização de Castelo pelos desbravadores portugueses, escravos negros e trabalhadores italianos, o Casarão da Fazenda do Centro reflete a imponência dos áureos tempos do café.

Fundada em 1845, por Antônio Vieira Machado, a fazenda recebeu o nome devido a sua posição geográfica, que a tornava um ponto de encontro obrigatório dos demais fazendeiros da região para os negócios, festas e comemorações religiosas.

Tombado como Patrimônio Cultural pelo Decreto Municipal nº 1.388, de 04 de junho de 1989 e pelo Conselho Estadual de Cultura em 17 de abril de 1984, o Casarão da Fazenda do Centro fica aberto para visitas monitoradas de terça-feira a domingo.

  • Informações: (28) 99912-0047 / (28) 99998-3252/ (28) 3542-0394
  • Visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 16h / Domingo, das 10h às 16h
Foto: Divulgação

Pedra da Onça

A Pedra da Onça é um afloramento rochoso que se destaca na região com rochas cristalinas do embasamento, no interior de Castelo.

O monumento naturalp ossui 700 metros de altitude e é utilizado para pratica de esportes radicais.

Em 2014 sediou o Campeonato Internacional de Wingsuit, e é utilizado por amantes do Base Jump.

Foto: Divulgação

Pedra do Cabrito

A Pedra da Cabrito é um afloramento rochoso que se destaca na região com rochas cristalinas do embasamento, distante 8 km da sede do município.

O moumento natural possui 850 metros de altitude, e é um local é utilizado para prática de esportes radicais, como: Wingsuit e Base Jump.

Além de atrair turistas, que buscam práticas esportivas ao ar livre e contato direto com o meio ambiente.

Instituições Culturais de castelo

Além dos atrativos turísticos, Castelo também possui Instituições Culturais, que mantém viva as tradições do município. Confira:

Instituto Frei Manuel Simon – IFMS

O Instituto Frei Manuel Simón – IFMS, fundado em 24 de fevereiro de 2005, é uma organização da sociedade civil com objetivo de preservar o Patrimônio Histórico e Cultural de Castelo, atuando decisivamente nas obras de restauro e revitalização do Casarão da Fazenda do Centro, um patrimônio histórico estadual tombado desde o ano de 1984, pelo Conselho Estadual de Cultura, e sua integração com a cultura local.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
  • Telefone: (28) 3542-0364 / (28) 9986-0094
  • Contato: [email protected]

Movimento Negro Castelense

O Movimento Negro Castelense é uma associação cultural, constituída como entidade civil no dia 13 de maio de 1988, com a função de promover o debate, primordialmente, de natureza cultural e social, acerca da construção e valorização da identidade negra.

Por meio de ações afirmativas, o “Movimento” proporciona a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas em seus projetos. Atuando no campo sócio educacional, é isento de cor, ideologia política ou religiosa, e suas ações resgatam a história de um segmento social que busca seu espaço no cenário nacional.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
  • Telefone: (28) 3542-4420
  • Contato: [email protected]

Società Italiana di Castello

A Società Italiana di Castello – SIC, fundada em 09 de abril de 1991 é uma instituição cultural, sem fins lucrativos, e reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, cujo objetivo é divulgar e preservar a cultura e a memória do povo italiano. Mantém dois grupos de danças típicas italianas:

Companhia “Radici Cittá Di Torino”

Fundada em 1995, é a única companhia de dança no Brasil especializada em danças, canto e teatro do folclore piemontês. Seus trajes e danças típicas são idênticos aos do grupo matriz situado em Torino-Itália, de onde recebe todas as orientações.

Grupo De Dança “É Bello Ballare”

Fundado em 1999, “É Bello Ballare” é o grupo infantil de danças folclóricas italianas da Società Italiana di Castello. A diversidade de suas danças e a graciosidade de seus bailarinos leva o público a uma verdadeira “viagem à Itália”.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
  • Telefone: (28) 3542-0292 / (28) 9982-0830
  • Contato: [email protected]

Academia Literária Castelense

Criada em15 de novembro de 2015 a Academia Literária de Castelense congrega a nata da intelectualidade municipal, incluindo autores de gêneros literários diversos, que deixaram contribuição indelével para o fortalecimento do patrimônio cultural e o registro da memória local.

Como chegar em Castelo?

Castelo está localizada no sul do Espírito Santo. Cercada de montanhas e cachoeiras, tem clima ameno, que varia entre 23º e 5º no inverno. Sua população é formada em sua maioria por descendentes de italianos.

Quem sai de Vitória deve seguir pela BR-262. São 110 km da Capital do Estado até Venda Nova do Imigrante. De lá até Castelo, são mais 36 km pela rodovia Pedro Cola.

Para quem sai de Cachoeiro de Itapemirim, o acesso é pela Rodovia ES 482. O acesso é no trevo de Duas Barras, seguindo depois pela Rodovia Fued Nemer. O percurso é de 18 km.

Onde ficar?

Hotel Estrela do Sul

  • Avenida Nossa Senhora da Penha, 1011 – Santo Agostinho
  • Telefone: (28) 3542 3709

Hotel Fort Esperança

  • Rodovia Fued Nemer, km 03 – Aracuí
  • Telefones: (28) 3310 2591 / (28) 99931 2591

Hotel Regina

  • Rua Lídia Machado, 230 Centro
  • Telefone: (28) 3542-1594

Hotel Plaza

  • Avenida Nossa Senhora da Penha, 190 – Centro
  • Telefone: (28) 3542 1674

Castelo Hotel

  • Rodovia ES-166, km 023
  • Telefone: (28) 3542-0163

Pousada Ares de Ubá

  • Comunidade de Ubá
  • Telefone: (28) 99914-7906

Pousada Lua e Sol

  • Rua Romeu Barbosa, 393 – São Miguel
  • Telefone: (28) 3542 0119

Alojamento Bela Vista

  • Barra Alegre
  • Telefone: (28) 99909-6321

Casa de Madeira

  • Arapoca
  • Telefone: (28) 99921-2244

Villa Farfalla Restaurante e Hotel

  • Limoeiro
  • Telefone: (28) 99900-3800

Cama e Café

  • Casa do Cebolão – Cama & Café Cecilia Perim
  • Avenida Getúlio Vargas, 244 – Baixa Itália
  • Telefone: (28) 3542 1114
  • Contato: (28) 98112-5055 (WhatsApp)

Onde comer?

Açaiteria e Sorveteria – Açaí Mais Sabor

  • Telefone: (28) 99942-7352

Bar do Barão

  • Telefones: (28) 99882-4489 / (28) 3542-3191

Bar do Bila

  • Telefone: (28) 3542-1892

Bar do Gilberto

  • Telefone: (28) 99983-9791

Bar e Restaurante Geraldo

  • Telefone: (28) 3542-3356

Bar e Restaurante Toca do Coelho

  • Telefones: (28) 3542 2386 / (28) 99918 2387

Bar Nosso Quintal (Purus Clube)

  • Telefone: (28) 99918 2387

Bar Ponto de Encontro – Casa do Artesão

  • Telefone: (28) 99983-6741

Bar Viganor Nogarol

  • Telefone: (28) 3542-1859

Gege Bebidas

  • Telefone: (28) 99922 8823

Burgueria Mix

  • Telefone: (28) 99933 2965

Casquito’s Sorvetes

  • Telefone: (28) 98815 3522

Chicken Lupi

  • Telefone: (28) 99945-4444

Churrascaria Gauchão

  • Telefone: (28) 3542-2825

Espetaria

  • Telefone: (28) 98815 3522

Foca Espetinhos

  • Telefone: (28) 99939-9820

Food Truck James

  • Telefone: (28) 99950-6662

Kasteel Bier

  • Telefone: (28) 99967-1212

Lanchonete e Pìzzaria Santanna

  • Telefone: (28) 99911-0405

Lanchonete e Restaurante Novo Sabor

  • Telefones: (28) 3310 6929 / (28) 99986-6876

Lanchonete Hora do Lanche

  • Telefone: (28) 3542-0884

Lanchonete Nova Ipanema

  • Telefone: (28) 99905 1418

Margarida Café e Cafeteria

  • Telefone: (28) 3542 2699

Mimi Lanches

  • Telefone: (28) 3542-4437

Padaria Universo

  • Telefone: (28) 3542-6358

Top Bier

  • Telefone: (28) 99999 7900

Padaria A família

  • Telefone: (28) 3542 6654

Restaurante Aviário

  • Telefone: (28) 3542-2102

Restaurante do Armandinho

  • Telefone: (28) 99983-6741

Restaurante e Bar Bumblebee

  • Telefone: (28) 3542-6712

Restaurante Plaza

  • Telefone: (28) 3542-0933

Restaurante Sabor de Familia

  • Telefone: (28) 99885-6035

Castielo

  • Telefone: (28) 99919-0969

Sorvimel

  • Telefone: (28) 99909-8750

Espetinho Bom Gosto

  • Telefone: (28) 99881 2525

Botekim sem Nome

  • Telefone: (28) 99936 6711

Holly Dog

  • Telefone: (28) 3542 1666

Dom Marujo

  • Telefone: (28) 99999-8222

Bar do Costinha

  • Telefone: (28) 99957-6633

Churrascaria do Gilmar

  • Telefone: (28) 3542-3562

Lanchonete Viganor

  • Telefone: (28) 9994-0707

Deo Burguer

  • Telefone: (28) 99948-5809

Bistro da Simone

  • Telefone: (28) 99936-6711

Café da Vovó Nininha

  • Telefone: (28) 99916-5151

Claes Bar

  • Telefone: (28) 3542-5049

Restaurante do Jair Facco

  • Telefone: (28) 99927-5157

Bar Limone

  • Telefone: (28) 99941-4146

Pastelaria Belo Sabor

  • Telefone: (28) 99988-6888

Bar do Amém

  • Telefone: (28) 99886-1585

Café do Ponto

  • Telefone: (28) 3542-4792

Bar do Português

  • Telefone: (28) 99948-5809

Villa Farfalla Restaurante e Hotel (Limoeiro)

  • Telefone: (28) 99900-3800

Fonte: Prefeitura Municipal de Castelo/PMC

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape