Esportes

Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF; veja quem assume

Decisão do TJ-RJ anula acordo que sustentava reeleição de Ednaldo e novas eleições devem ser convocadas com urgência

Ednaldo Rodrigues e Fernando Sarney - Presidente da CBF
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A crise no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (16). O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade e nomeou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes, como interventor.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Fernando Sarney, que já havia rompido politicamente com Ednaldo e não participou da última chapa, terá a missão de convocar novas eleições “o mais rápido possível”, conforme determinação judicial.

A medida anula o acordo que viabilizou a permanência de Ednaldo no cargo após a eleição por aclamação realizada em março. O magistrado declarou nulo o documento, alegando incapacidade mental e possível falsificação da assinatura de um dos signatários, o ex-presidente da CBF Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes.

Essa não é a primeira vez que Ednaldo Rodrigues é retirado do cargo pela Justiça. Em dezembro do ano passado, ele já havia sido afastado, mas voltou por decisão do STF. Desta vez, o processo ganhou força após um laudo apontar possível falsificação e a ausência de Coronel Nunes em audiência marcada pelo tribunal.

Com mais esse desdobramento, o comando da CBF volta a ser alvo de disputas jurídicas e incertezas. A entidade agora aguarda os próximos passos sob a liderança temporária de Fernando Sarney.

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua na parte esportiva do portal AQUINOTICIAS.COM. Atualmente, está cursando o 8° período da faculdade, acumulando bons ensinamentos, contatos e experiências ao longo do caminho. Toda segunda e sexta, comanda o podcast Linha de Fundo, que fala sobre o esporte estadual, nacional e internacional.