Esportes

Fluminense e Palmeiras reconhecidos como campeões mundiais? Entenda

Fluminense e Palmeiras conquistaram a Copa Rio Internacional no anos 1950

Jonathan Gonçalves Jonathan Gonçalves

Copa Rio 1951 e 1952 - fifa reconhece mundial do fluminense e palmeiras
Foto: Lucas Merçon/FFC

A FIFA divulgou nesta terça-feira (17), um relatório para a Copa do Mundo de Clubes 2025, onde tratou os títulos da Copa Rio Internacional, vencidos por Palmeiras e Fluminense em 1951 e 1952, respectivamente, os títulos da Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes da FIFA, como iguais, todos listados como “Copa Inter-Confederações”.

Na lógica, a entidade deu a entender que os títulos conquistados por Palmeiras e Fluminense, tem o mesmo patamar do Intercontinental, conquistado pelo Flamengo em 1981, e os mundiais de clubes da própria FIFA.

Copa Rio Internacional

A Copa Rio foi criada com o mesmo intuito da nova Copa de Mundo de Clubes 2025, ser uma Copa do Mundo com os melhores clubes de cada continente.

Com duas edições disputadas, o Palmeiras se sagrou campeão em 1951, após derrotar a Juventus na final. Já em 1952, o Fluminense conquistou o título após vencer o Corinthians na grande decisão.

A competição recebeu o nome de Copa Rio porque teve o apoio direto da Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável por custear a hospedagem e a logística das delegações, muitas das quais cruzaram o Atlântico de navio, vindas da Europa. O Palmeiras foi o clube que deu início à longa jornada pelo reconhecimento oficial do torneio como um título mundial.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Jonathan Gonçalves
Jonathan Gonçalves

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua na parte esportiva do portal AQUINOTICIAS.COM. Atualmente, está cursando o 8° período da faculdade, acumulando bons ensinamentos, contatos e experiências ao longo do caminho. Toda segunda e sexta, comanda o podcast Linha de Fundo, que fala sobre o esporte estadual, nacional e internacional.