Dengue: vacina em fase de aprovação; veja mais aqui!
Anvisa anuncia conclusão antecipada sobre vacina contra dengue.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (12) a conclusão antecipada da análise preliminar dos dados de qualidade, segurança e eficácia da Butantan-DV, vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Solicitação de dados complementares para avançar no processo
Apesar dos avanços, a equipe técnica da Anvisa pediu dados adicionais para dar continuidade ao processo de avaliação. Essas solicitações foram encaminhadas ao Butantan e dizem respeito a esclarecimentos sobre os três pacotes de informações previamente apresentados pelo Instituto. Como o processo de submissão é contínuo, não há um prazo definido para o envio das respostas. Além disso, a Anvisa ainda aguarda o protocolo formal do pedido de registro do produto.
Características da vacina e desafios no combate à doença
De acordo com o instituto Butantan, a vacina contra dengue nacional é de dose única e mais acessível em comparação à importada, já aplicada no SUS em crianças de 10 a 14 anos, com eficácia de 79,6%. A aprovação da Butantan-DV poderá ser um avanço importante, especialmente diante de surtos recorrentes da doença.
Urgência para disponibilidade da vacina contra dengue
Essa arbovirose é uma epidemia sazonal, frequentemente associada às chuvas no início do ano. Portanto, é essencial que a vacina esteja disponível a tempo de alcançar 70% da população brasileira. Isso é fundamental para prevenir uma possível explosão de casos em 2026 e nos anos seguintes.
Dados preocupantes no Brasil
Até a noite de terça-feira (11), o Brasil registrou 269.919 casos de dengue. Além disso, 303 pessoas morreram com suspeita de dengue, e 85 brasileiros perderam a vida devido à doença. A primeira morte do ano foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo, uma criança de 11 anos, que faz parte do público-alvo da vacina.
Embora ainda não tenha a aprovação da Anvisa, o Instituto Butantan já iniciou a produção do imunizante. O instituto prevê a entrega de 1 milhão de doses em 2025 e a produção de até 100 milhões de doses até 2027, caso receba a liberação regulatória.
Leia também: Cachoeiro recebe cerca de 6 mil testes rápidos para dengue
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui