Dra. Salim apresentou, no PROINTEC 2025, estudos sobre distúrbios do sono
Dra. Martha Salim explicou, no PROINTEC 2025, como a odontologia atua em distúrbios do sono.

No dia 8 de outubro, às 16h, a Dra. Martha Salim, cirurgiã bucomaxilofacial e professora da UFES, apresenta uma palestra de grande relevância no PROINTEC 2025 – Simpósio de Ciência e Tecnologia na Saúde, em Cachoeiro de Itapemirim. Com o tema Distúrbios do sono – enfoque multidisciplinar, ela destacou, assim, a importância da integração entre odontologia, medicina, fonoaudiologia e fisioterapia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA odontologia do sono concentra-se no estudo das alterações orais e maxilofaciais associadas aos distúrbios respiratórios durante o sono. Dra. Salim explica como a abordagem multidisciplinar permite, desse modo, que profissionais atuem em todas as etapas, do diagnóstico ao tratamento, garantindo resultados mais eficazes e seguros para os pacientes.
Leia também – PROINTEC 2025 movimenta Cachoeiro com inovação e ciência em saúde
Do diagnóstico ao tratamento dos distúrbios do sono
Os distúrbios respiratórios do sono variam desde o ronco simples até a síndrome da apneia obstrutiva do sono. Essa é causada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores. A Dra. Salim demonstrou, assim, como a odontologia contribui com prescrição e ajuste de aparelhos intraorais, planejamento ortodôntico e intervenções cirúrgicas maxilofaciais. Desse modo, promove melhora da respiração e da qualidade de vida:

Com sólida formação internacional e autora de obras de referência na odontologia, Dra. Martha reforça, principalmente, que a integração entre diferentes áreas da saúde é essencial para garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. Sua palestra é indicada para profissionais e estudantes que buscam ampliar, portanto, conhecimento em odontologia do sono e aprimorar práticas clínicas baseadas em evidências científicas.
O PROINTEC 2025 consolida-se como referência no Espírito Santo para discutir inovação, ciência e saúde multidisciplinar. Ela reune especialistas que conectam, nesse sentido, tecnologia, conhecimento e cuidado humano.