Saúde e Bem-estar

Febre amarela faz Ministério da Saúde dar alerta; saiba o porquê!

Aumento dos casos de febre amarela preocupa Ministério da Saúde.

A foto apresenta uma pessoa com febre amarela
FOTO: Freepik

O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de febre amarela no Brasil. Até agora, confirmaram-se nove casos da doença, com cinco mortes registradas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Os sintomas mais comuns da patologia incluem temperatura alta repentina, dor de cabeça, náuseas, vômitos e olhos amarelados. Nos casos graves, a doença pode provocar queda de pressão arterial, choque e até levar à morte. Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, alerta: “Nas formas mais graves, a febre amarela pode causar choque e queda da pressão arterial, tornando-se uma doença potencialmente fatal.”

O Ministério da Saúde aumentou o envio de vacinas para os estados a fim de combater a propagação da doença. A cobertura vacinal atual, no Brasil, é de 73,78%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelas autoridades de saúde.

Vacina: quem deve se vacinar?

A vacina para esse caso é indicada para pessoas acima de 5 anos e em duas doses em bebês a partir dos 9 meses. O caso especial é para quem mora ou trabalha em áreas rurais; para populações ribeirinhas; para pessoas próximas a parques ecológicos e para viajantes que se deslocam para regiões com transmissão da doença.

Renato Kfouri reforça, de forma enfática, a importância da vacinação como medida essencial para o controle dessa doença: “A vacinação é a principal forma de prevenção dessa doença e oferece proteção duradoura”, não apenas para o indivíduo, mas para toda a comunidade. É um investimento na saúde pública que contribui para a erradicação de doenças graves. Além disso, ela fortalece o sistema imunológico, diminui a disseminação do vírus e garante que as gerações futuras possam crescer em um ambiente mais seguro. Por isso, é fundamental que todos, independentemente da idade ou condição, se vacinem, pois a proteção coletiva depende da adesão de cada um.”

Como verificar a situação vacinal?

Em Cachoeiro de Itapemirim, para verificar se você está em dia com a vacina, leve sua carteira de vacinação a uma Unidade Básica de Saúde, para obter informações e orientações.

Leia também: ES: os índices de arboviroses preocupam sul capixaba