Saúde e Bem-estar

HECI oferece teste gratuito de PSA e reforça alerta contra o câncer de próstata

As vagas são destinadas a homens com mais de 50 anos e as inscrições devem ser feitas pelo site

Hospital evangelico cachoeiro vai ofertar teste para detectar câncer de próstata
Foto: Divulgação

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) está realizando uma nova ação de saúde voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro (Gapcci), o hospital disponibiliza 100 testes gratuitos de PSA (Antígeno Prostático Específico) por meio do Projeto Rastrear.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As vagas são destinadas a homens com mais de 50 anos e as inscrições devem ser feitas pelo site https://rastrear.calcagno.com.br/. Após o cadastro, o participante recebe automaticamente o dia, o horário e as orientações para a realização do exame.

Leia também: SUS capixaba adota novas regras para consultas e exames

De acordo com a assistente social do Gapcci, Maitê Peccini, os resultados das coletas realizadas em novembro serão entregues na primeira quinzena de dezembro, na Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro. “Antes da entrega, os exames passam por avaliação médica. Quando há alteração nos resultados, o paciente é encaminhado para consulta com o oncologista”, explica.

Aliás, dados do registro hospitalar do HECI apontam que o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, representando cerca de 15% dos casos atendidos na instituição. Contudo, na sequência aparecem os cânceres de pele, brônquios e pulmões.

Prevenção e diagnóstico precoce

O exame de PSA é simples e realizado por meio de coleta de sangue. Ele permite identificar alterações na próstata ainda em estágios iniciais da doença, aumentando as chances de tratamento eficaz. “Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura”, reforça Maitê.

Isso porque homens acima de 50 anos devem manter o acompanhamento médico regular e realizar exames preventivos, mesmo sem sintomas. Sendo assim, entre os principais sinais de alerta estão dificuldade para urinar, jato urinário fraco e sensação de bexiga cheia após urinar.

Além dos exames, manter hábitos saudáveis, como: alimentação equilibrada, prática de exercícios, evitar o cigarro e o consumo excessivo de álcool, é fundamental para reduzir o risco da doença.

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata varia conforme o estágio da doença, podendo incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal. Inclusive, em todos os casos, o acompanhamento especializado é essencial para garantir melhores resultados.

Portanto, com a ação, o HECI e o Gapcci reforçam o compromisso com a saúde masculina e o incentivo ao diagnóstico precoce. Esse é o principal aliado na luta contra o câncer de próstata.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.