Saúde e Bem-estar

PROINTEC 2025: ciência, saúde e musicoterapia conectadas para transformar vidas

O PROINTEC 2025 Cachoeiro reunirá saúde, inovação e música, reforçando a importância da musicoterapia. Participe e veja o porquê.

Beatriz Fraga Beatriz Fraga

A foto mostra o musicoterapeuta Gilson Santos
FOTO: Redes Sociais

Nos dias 7 e 8 de outubro, Cachoeiro de Itapemirim se tornará palco da 3ª edição do Simpósio de Ciência e Tecnologia na Saúde – PROINTEC. O evento, totalmente gratuito, ocorrerá no Jaraguá Tênis Clube e reunirá grandes nomes da saúde capixaba. Profissionais, médicos e pesquisadores encontrarão um ambiente rico para discutir, dessa forma, avanços tecnológicos e novas perspectivas no setor. No primeiro dia, haverá palestra do especialista Gilson Santos sobre a relação entre musicoterapia e saúde.

O simpósio acontecerá em dois dias de programação intensa: na terça-feira, das 13h às 21h, e na quarta-feira, das 13h às 19h. Além de palestras, o público poderá participar de debates sobre inovações que estão transformando a medicina. O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (INADS) organiza o evento, com promoção do Instituto Sustentabilidade Brasil e apoio do Governo do Espírito Santo, SECTI, SESA e ICEPi.

Leia também – PROINTEC – Simpósio de Ciência e Tecnologia na Saúde trará grandes nomes a Cachoeiro

A força transformadora da musicoterapia

Entre os temas, a palestra sobre Musicoterapia, conduzida por Gilson Santos, mostrará ao público que a música vai além do entretenimento e atua como ferramenta essencial para reduzir estresse, aliviar dores e estimular processos de cura.

A profissão de musicoterapeuta foi regularizada pela Lei nº 14.842/2024, sancionada e publicada em 11 de abril de 2024. A partir de agora, para exercer a profissão de musicoterapeuta, é necessário ter um diploma de graduação em Musicoterapia

A música, de acordo com o palestrante, promove bem-estar físico e emocional ao ativar áreas específicas do cérebro. Pacientes de reabilitação relataram, principalmente, avanços significativos após sessões terapêuticas. Santos mostrará como os sons podem ir muito além do entretenimento e ativar processos que surpreendem até a ciência.

A cada acorde, uma possibilidade. A cada melodia, um caminho novo para transformar vidas. A música, quando guiada pela prática terapêutica, revela um poder que muitos ainda não conhecem, mas que pode mudar a forma como pensamos saúde e reabilitação.

Benefícios da musicoterapia

  • Reduz ansiedade e estresse.
  • Estimula memória e criatividade.
  • Melhora, assim, a comunicação e a socialização.
  • Contribui para reabilitação física e cognitiva.
  • Proporciona qualidade de vida em todas as idades.

Inscrições abertas

A participação é gratuita e garante certificado de 16 horas. A programação completa e o link de inscrição serão divulgados em breve. Não perca a chance de viver uma experiência única de intercâmbio e de inovação em saúde.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui