Saúde e Bem-estar

Testes rápidos agilizam o combate à dengue em Anchieta

Anchieta recebeu uma importante ferramenta no combate à dengue: os testes rápidos.

Por Redação

2 mins de leitura

em 19 de fev de 2025, às 10h13

FOTO: Freepik
FOTO: Freepik

Anchieta recebeu uma importante ferramenta no combate à dengue: os testes rápidos. Essa inovação, dessa forma, permite um diagnóstico mais ágil e eficiente, facilitando a identificação da doença e a contenção de seus sintomas. A medida integra uma estratégia mais ampla para tratar e combater a dengue com maior eficácia.

Os testes rápidos estão disponíveis nas unidades de saúde, Pronto Atendimento e hospital. O procedimento é simples e fornece resultados em 15 minutos, permitindo a detecção precoce da doença e prevenindo complicações graves, como a forma hemorrágica. Josiane Soneghhet, coordenadora da Vigilância em Saúde, afirma que realizam testes em pessoas com sintomas até o 5º dia.

Além da introdução dos testes rápidos, a Prefeitura de Anchieta, a fim de intensificar as ações de limpeza e conscientização, realiza mutirões contra o mosquito e campanhas educativas nas comunidades. A população também recebe orientações sobre as medidas preventivas, como o uso de repelentes, a eliminação de focos de água parada e o cuidado com lixeiras e recipientes que acumulam água.

Essa nova medida é um passo fundamental no enfrentamento da dengue, especialmente no verão, quando o mosquito Aedes aegypti se prolifera rapidamente devido às chuvas e altas temperaturas. De acordo com Soneghet reforça: “A população deve colaborar na prevenção para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.”

Seis casos de dengue confirmados em Anchieta

Até o dia 15 de fevereiro, Anchieta notificou 240 casos suspeitos de dengue. Desses, seis foram confirmados, 96 descartados e 138 ainda aguardam resultados dos exames.

Leia também: Vacinação contra dengue no ES mantém público-alvo original

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Assuntos:

DengueSaúde