Saúde e Bem-estar

Ultraprocessados afetam saúde sexual masculina e fertilidade, aponta estudo

Ultraprocessados impacta saúde sexual masculina, alerta estudo científico.

A foto apresenta homem com probelma sexual
FOTO:: Freepik

O consumo de alimentos ultraprocessados traz impactos mais graves do que o simples ganho de peso em homens. De acordo com estudo da Universidade de Copenhague esses produtos afetam a saúde sexual masculina, reduzindo a produção hormonal e comprometendo a qualidade do esperma. A pesquisa reforça a urgência de rever os hábitos alimentares e diminuir a presença de ultraprocessados no dia a dia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Os cientistas analisaram 43 homens entre 20 e 35 anos, que seguiram duas dietas com igual valor calórico. No entanto, uma delas tinha 77% de calorias vindas de ultraprocessados. O resultado foi preocupante: além de quase 1 quilo a mais de gordura corporal, os participantes apresentaram queda nos níveis de testosterona e hormônio folículo-estimulante, essencial para a formação de espermatozoides.

Leia também – Saúde sexual masculina ainda recebe pouca atenção dos homens

O que são ultraprocessados?

Conforme especialistas, são produtos industrializados com aditivos químicos, corantes e conservantes que alteram a composição natural dos alimentos. Exemplos incluem refrigerantes, salgadinhos, doces, bolachas e embutidos. Ao contrário dos alimentos in natura, esses produtos não oferecem benefícios nutricionais consistentes e ainda estão ligados a obesidade, câncer e declínio cognitivo.

Por que evitar esses alimentos?

Os riscos não estão apenas na quantidade ingerida, mas na natureza dos ultraprocessados. Os pesquisadores destacam que mesmo em homens jovens e saudáveis os efeitos foram imediatos, evidenciando a necessidade de mudanças urgentes na alimentação. Substituir ultraprocessados por alimentos naturais protege a saúde metabólica, reprodutiva e aumenta a qualidade de vida.

Cuide da sua saúde: prefira alimentos frescos e minimize o consumo de ultraprocessados. Seu corpo agradece.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formada em Letras e Direito, com especialização em Linguística, Literatura e Publicidade & Propaganda. Possui experiência em Gestão Pública e Pedagógica. Atua na editoria de Saúde e Bem-Estar do AQUINOTICIAS.COM, na plataforma Viva Vida.