Um mito cai: ciclo menstrual não afeta capacidade intelectual
Pesquisas recentes mostram que o ciclo menstrual não afeta habilidades cognitivas como memória, atenção e criatividade. O estudo desmitifica ideias que associavam a menstruação a mudanças cognitivas significativas. A desinformação sobre o tema ainda persiste, mas novos estudos ajudam a esclarecer essa questão.

Por muito tempo, acreditou-se que as flutuações hormonais durante o ciclo menstrual poderiam afetar as habilidades cognitivas das mulheres, como memória, atenção e raciocínio. Pesquisas mais recentes mostram que essa ideia não tem validade científica.
A relação entre hormônios e cognitiva feminina
Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônios como estrogênio e progesterona variam. Acreditava-se que essas mudanças poderiam interferir no desempenho cognitivo feminino, mas estudos têm demonstrado que, apesar dessas flutuações hormonais, as habilidades cognitivas das mulheres não sofrem grandes modificações. A memória, a inteligência e a criatividade, por exemplo, não sofrem alterações significativas durante o ciclo menstrual.
Quebrando mitos e preconceitos
Esses dados são importantes porque ajudam a desconstruir mitos que historicamente associaram a menstruação a uma diminuição das capacidades intelectuais das mulheres. Por muito tempo, usaram esses estigmas para justificar discriminação, especialmente em ambientes de trabalho e sociais. Muitas pessoas associaram qualquer mudança ou variação nas mulheres a algo relacionado ao ciclo menstrual, o que levou a conclusões erradas e preconceituosas.
Fatores individuais e a cognição
Embora a pesquisa ainda não descarte completamente a ideia de que algumas mulheres sintam pequenas diferenças cognitivas devido à menstruação, esses fatores variam muito mais devido a aspectos individuais, como a sensibilidade hormonal de cada pessoa. Portanto, as experiências variam de mulher para mulher, e não existe um padrão universal que afete a todas de forma igual.
Em resumo, o ciclo menstrual não prejudica a cognição das mulheres. A desinformação sobre esse assunto tem sido um obstáculo, mas, à medida que mais estudos são realizados, fica claro que não há uma relação significativa entre o ciclo menstrual e a capacidade intelectual.
Leia também: Dia internacional da Síndrome de Down e as meias coloridas – entenda
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui