ads-geral-topo
Esportes

CBF oficializa Dorival Júnior como novo técnico da Seleção Brasileira

O São Paulo já havia "anunciado" que Dorival seria técnico da Seleção Brasileira no último domingo (7)

Por Estadão

2 mins de leitura

em 10 de jan de 2024, às 17h57

Foto: Divulgação/São Paulo FC

Agora é oficial! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) formalizou nesta quarta-feira (10), Dorival Júnior como o novo técnico da Seleção Brasileira. A entidade também anunciou que o treinador será apresentado nesta quinta, às 15h (horário de Brasília), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Aliás, o treinador de 61 anos estava no São Paulo e aceitou o convite para assumir o cargo no fim de semana passado.

A oficialização de Dorival já era esperada desde o final de semana, quando a própria direção do São Paulo anunciou a saída do treinador para trabalhar na seleção.

Mas o evento acabou sendo marcado para esta quinta em razão de seguidos compromissos de Ednaldo em seu retorno à CBF. O presidente fez diversas reuniões na entidade desde o início de semana, com destaque para o encontro com os presidentes de federações, na segunda, e com os dirigentes dos maiores clubes do País, na terça (9).

Acerto com Dorival Júnior

O acerto da CBF com Dorival ocorreu após Ednaldo Rodrigues ser reconduzido à presidência da entidade após liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ednaldo estava afastado desde o início de dezembro, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Contudo, ao retornar ao cargo, o dirigente demitiu Fernando Diniz, que tinha contrato até junho para comandar a seleção de maneira interina. Após, comunicou o São Paulo sobre o interesse em Dorival Júnior. Com o sonho de treinar o Brasil, ele aceitou a oferta apesar de ter proposta para renovação com o clube paulista.

Todavia, na seleção, Dorival terá a missão de recuperar o time, que vem oscilando desde a saída do técnico Tite, ao fim da Copa do Mundo de 2022. Sob o comando de Diniz, antecessor do novo treinador, o time nacional jogou seis vezes, com três derrotas, duas vitórias e um empate.

Aliás, a sequência ruim, que incluiu três derrotas consecutivas, fez o Brasil despencar na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A seleção ocupa o sexto lugar no momento.

Estadao Conteudo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape