Princípios Editoriais

SOBRE

Com 20 anos de história, o AQUINOTICIAS.COM é líder em comunicação em todo Sul Capixaba, e está entre os principais veículos de comunicação do Espírito Santo.

Integrante do Grupo Folha do Caparaó (GFC), que desenvolve diversos eventos em todo o Estado, o portal segue trazendo as principais notícias do dia com transparência, inovação e credibilidade.


MISSÃO E VALORES

A produção jornalística do AQUINOTICIAS.COM segue princípios editoriais específicos e cotidianos, baseados na ética, transparência e credibilidade, estimulando o exercício da cidadania. Seu compromisso é contribuir com uma sociedade cada vez mais democrática, dando voz à comunidade local e regional.

Para isso, o veículo se pauta nas seguintes metodologias:

  • 1 – Estamos comprometidos com o jornalismo sério. As informações divulgadas são devidamente apuradas e a veracidade de toda notícia é checada antes da publicação.
  • 2 – Os jornalistas se pautam nas regras de condutas do Manual de Redação do AQUINOTICIAS.COM, que versam o comportamento dentro e fora da atuação profissional.
  • 3 – Respeitamos nossos princípios editoriais e seguimos as diretrizes do Manual de Redação. Não admitimos plágio de qualquer natureza ou emprego de dados fraudulentos, sem suas respectivas fontes e referências.
  • 4 – O AQUINOTICIAIS.COM não publica imagens de crianças ou adolescentes em conflito com a lei.
  • 5 – Não publicamos nomes ou fotos de pessoas que sejam consideradas suspeitas pela polícia. A Lei de Abuso de Autoridade (13.869/2019) torna crime expor a imagem do corpo ou parte do corpo do preso ou do acusado. Por regra, a publicação do nome de qualquer pessoa acusada de um crime se dará a partir do indiciamento, prisões em flagrante ou condenações.
  • 6 – Temos uma política de parceria com profissionais qualificados e aptos a escrever para o portal. Toda a produção é avaliada pelo (a) editor (a), que leva em consideração a linha editorial, a apuração, a análise dos fatos narrados e a produção.
  • 7 – Os colunistas têm liberdade jornalística de expor sua opinião, desde que estejam inseridas na linha editorial e não descumprem as regras estabelecidas no Manual de Redação. O portal deixa claro em cada artigo que as informações e opiniões escritas nas colunas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM.
  • 8 – O portal é totalmente apartidário e independente. O veículo é financiado por anunciantes que adquirem espaços de mídia em nossos veículos.
  • 9 – Os Conteúdos de Marcas são informações de interesse público divulgadas por empresas ou instituições no portal. Todo o material passa por curadoria rigorosa do AQUINOTICIAS.COM e são claramente identificados como Conteúdo de Marca em todos os locais em que são publicados e divulgados.
  • 10 – Respeitamos e acolhemos as mais divergentes ideologias, exceto aquelas que defendem a violência para o cumprimento de seus objetivos. Não publicamos opiniões insultuosas, xenófobas, racistas, homofóbicas, difamatórias ou de qualquer outra natureza que violem a dignidade, a honra, a imagem ou a privacidade das pessoas.

POLÍTICA DE ASSINATURAS

No AQUINOTICIAS.COM, todos os profissionais assinam as reportagens de conteúdo original, exclusivo ou que apresentem novas informações sobre fatos que já foram relatados.

São assinados como “Redação” os textos produzidos com base em informações de parceiros, que não contenham informações novas ou originais em relação ao que já foi publicado sobre o assunto em outros veículos ou que não demandaram esforço individual de apuração, como, por exemplo, a divulgação de relatórios ou indicadores econômicos.


POLÍTICA DE CORREÇÃO

O AQUINOTICIAS.COM é rigoroso em reconhecer e corrigir seus erros. Todo conteúdo em que é identificado erro factual ou informação que induza o leitor a uma interpretação incorreta é corrigido imediatamente.

A correção é registrada e informada aos leitores no próprio texto, onde é indicada que a matéria foi atualizada, com referência ao conteúdo original incorreto.

Se alguma pessoa ou instituição foi ou se sentiu prejudicada, tem espaço garantido para retratação no veículo.

Eventuais erros e dúvidas devem ser informados por meio do e-mail [email protected].