ads-geral-topo
Entretenimento

Grupo Suindara lança o videoclipe produzido na região do Caparaó

Sob direção de Taís Lobo e Rafael Saar, o videoclipe mostra a Suindara em seu habitat natural, a vila de Patrimônio da Penha

Por Redação

4 mins de leitura

em 14 de dez de 2023, às 17h21

A Suindara, trio formado por Aline Maria, Laissa Gamaro e Relva Rodrigues e que nasceu na região do Caparaó capixaba lançou o videoclipe da música ‘Bailado de Cabocla”, na pracinha de Patrimônio da Penha e aberto ao público local.

Leia também: Água Santa: conheça o Santuário em Iúna cercado por lendas populares

Sob direção de Taís Lobo e Rafael Saar, o videoclipe mostra a Suindara em seu habitat natural, a vila de Patrimônio da Penha, berço de criação de suas canções e espaço sagrado onde suas integrantes interagem com a comunidade e a natureza ao redor.

Na música e no clipe, o tema central é a invocação da força feminina manifestada através da entidade espiritual das caboclas – falange que evoca a ancestralidade indígena e mestiça em diversas linhas religiosas.

Grupo Suindara. Foto: Divulgação

“Bailado de cabocla é, ao mesmo tempo, um canto, um ponto, um hino, uma reza, um chamado de reconhecimento dessa força que transpassa a condição humana e se apresenta como fonte matriz de encorajamento e firmeza”, explica Aline Maria.

A proposta do videoclipe é a união de dois universos semânticos que se interconectam. No primeiro universo, as integrantes do trio em meio a natureza batem tambor, cantam, dançam à luz do fogo, reverenciam a força da natureza e a força feminina.

No segundo, imagens que destacam atividades cotidianas protagonizadas por mulheres da comunidade de Patrimônio da Penha, onde habitam: parteiras, curandeiras, agricultoras, costureiras, mães, líderes espirituais, rezadeiras e irmãs de batalha de mãos dadas, em roda, celebrando a dança circular da vida.

Esses universos se entrelaçam através do convite da canção, com intuito de compor uma rede de apoio feminino e transmitir ao mundo uma mensagem de coragem, fé e união.

Participam do clipe, além das integrantes da Suindara, as convidadas de honra:

– Maria Aparecida, “Cida”, cabocla raiz da região do Caparaó, cafeicultora e jardineira;

– Maria Helena da Silva, a “Lena”, moradora raiz da vila, artesã, recicladora, costureira, e entusiasta das manifestações culturais da comunidade;

– A erveira e curandeira Saluah Martins;

– A dançarina e parteira tradicional Joana Clementino com sua filha Lilás Clementino;

– Valéria Rodrigues, líder religiosa e focalizadora de dança circular sagrada;

– A guardiã de saberes guaranis e moradora da aldeia Kaagwy Porã, de Aracruz/ES, Fernanda Keretxu;

– Elaine Augusta, cantora, atriz e professora.

Na cena da dança circular, o videoclipe contou com a participação da produtora executiva do grupo Roberta Taufner, a figurinista Adriana Lovo e a terapeuta Márcia Cristina. Todas estarão presentes no lançamento.

A Suindara

Formado por Aline Maria, Laissa Gamaro e Relva Rodrigues, o trio Suindara existe há mais de 4 anos e vêm consolidando sua potência artística através de um incessante desenvolvimento coletivo.

No ano de 2019 o grupo foi contemplado no edital da Secult ES para gravação do seu primeiro EP de 5 músicas. Para realizar a gravação do EP, a Suindara atravessou todo o ano pandêmico de 2021 em residência artística, conhecendo e executando todas as etapas de uma produção musical independente.

Com estúdio caseiro montado dentro de casa, a pré produção contou com experimentações sonoras, desenvolvimento de habilidades vocais e instrumentais e pesquisas conceituais em torno da identidade do trabalho. A gravação aconteceu no Espaço Cultural Sítio Alegria Alegria, em Limo Verde, e contou com a participação de grandes nomes da música como o Percussionista mineiro Carlinhos Ferreira e o violeiro capixaba Marcos Côco, e músicos da nova cena musical capixaba como a Banda Roça Nova (ES).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape