Parque Estadual Paulo César Vinha completa 34 anos
As comemorações de aniversário do parque serão realizadas ao longo do mês, com atividades que englobam contemplação da natureza e educação ambiental

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05), um importante remanescente de preservação de restinga completa 34 anos: o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV). Com a maior parte localizada em Guarapari, o parque oferece aos seus visitantes uma experiência única de contato com a natureza. Nesse ínterim, ele une diferentes espécies de fauna e flora, que podem ser apreciadas em suas trilhas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAs comemorações de aniversário do parque serão realizadas ao longo do mês, com atividades que englobam contemplação da natureza e educação ambiental. Neste sábado (08), será realizada um passeio aquático na Trilha da Capivara, na Lagoa de Caraís, um dos atrativos mais procurados da Unidade de Conservação (UC).
O passeio é aberto ao público e, para participar, basta se inscrever pelo e-mail: [email protected]. A trilha será realizada a partir das 9 horas e o participante deverá levar seu caiaque ou stand up paddle. Outra atividade para comemorar será a trilha noturna, no dia 22 de junho. Entretanto, esta já está com todas as vagas esgotadas.
Parque Estadual Paulo César Vinha
Nas décadas de 1970 e 1980, a área onde se localiza o Parque foi alvo de pressão de ocupações por meio de loteamentos. Este fato ocasionou na abertura de acessos, aterros e corte de vegetação em uma área de grande importância ecológica.
A região também sofria com a retirada de areia, caçadas e queimadas criminosas. Mas em meados de 1980, no entanto, representantes da sociedade e de Organizações Não Governamentais Ambientalistas uniram esforços para a proteção da área junto ao Governo do Estado do Espírito Santo. Assim, houve a criação do Parque Estadual de Setiba, em 1990, por meio do Decreto Estadual Nº 2.993-N, de 05 de junho. Este foi um importante marco do Estado do Espírito Santo, pois o dia também marca, internacionalmente, o Dia Mundial Meio Ambiente.
Em 1994, o Parque teve seu nome alterado para “Parque Estadual Paulo César Vinha”, em homenagem ao biólogo que desenvolveu importantes pesquisas e lutou contra a extração de areia na região. Sobretudo, devido à luta pela preservação do meio ambiente, Paulo César Vinha foi assassinado em 1993 no limite norte da Unidade de Conservação.